Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO31h - Doenças Transmissíveis - informação e estudos

28594 - ESTIMATIVA DE CASOS DE TBDR SUBNOTIFICADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2011 A 2015.
SUZANNE PEREIRA LEITE - ENSP/FIOCRUZ, ANA LUIZA BIERRENBACH - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS, PAULO CESAR BASTA - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A subnotificação de casos de Tuberculose representa um grande problema para a vigilância da doença, agravado quando se trata de TB resistente. Os estudos de vigilância têm apontado estratégias e ferramentas para melhorar a qualidade dos registros sobre as doenças. O relacionamento de bases de dados é destacado por alguns autores como importante ferramenta para identificar lacunas de informações.


Objetivos
Este trabalho teve como objetivo estimar a subnotificação dos casos de Tuberculose Drogarresistente (TBDR), medir a proporção destes entre os diagnosticados e descrever estes casos.


Metodologia
Estudo epidemiológico observacional, de coorte retrospectiva, realizado através da análise das bases de dados do Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose (SITETB) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). O relacionamento entre as bases de dados foi realizado por meio de metodologia determinística, visando a encontrar registros pertencentes ao mesmo indivíduo em ambos sistemas. O caso foi considerado como subnotificado quando apresentou qualquer resultado com resistência à medicamentos e não teve registro pareado no SITETB. A descrição dos casos foi realizada através das variáveis disponíveis no GAL.


Resultados
A técnica de relacionamento de bancos de dados permitiu a elaboração de um único banco. Foram analisados 390 casos subnotificados. Apresentaram maior proporção no sexo masculino (65,6%) e na faixa etária de 35 a 64 anos (54,4%). Foi detectado a presença de 10 casos menores de 15 anos de idade. A respeito do perfil de resistência, 45,6% tinham monorresistência à H e foram encontrados 112 casos subnotificados de TBMR. Dentre os casos diagnosticados, 14,4% em 2011, 27,8% em 2012, 21% em 2013, 39,4% em 2014 e 25,1% em 2015 estavam subnotificados.


Conclusões/Considerações
O tema da tuberculose tem sido amplamente discutido no Brasil, entretanto pouco se sabe sobre as especificidades das formas resistentes no país. Subnotificação de casos de TBDR no mundo é consideravelmente alta e no RJ não foi diferente. Apesar das dificuldades metodológicas, o presente estudo buscou contribuir com a vigilância da doença a fim de proporcionar um melhor controle da tuberculose resistente aos medicamentos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360