Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO31i - Vigilância sanitária na atenção à saude

22895 - ACOLHIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARA PRODUÇÃO DE CUIDADO
TARCISO FEIJÓ DA SILVA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, HELENA MARIA SCHERLOWSKI LEAL DAVID - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CÉLIA PEREIRA CALDAS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Apresentação/Introdução
Na Atenção Primária em Saúde dois paradigmas são responsáveis por orientar as práticas dos profissionais. O flexeneriano tem foco na doença, na cura e nos procedimentos e o de produção social da saúde volta-se para vigilância da saúde, tendo o acolhimento como proposta para humanizar as práticas tornando-as mais solidárias e como estratégia de vigilância para produção do cuidado.


Objetivos
Analisar os sentidos sobre o acolhimento em saúde, identificando sua relevância como estratégia de vigilância em saúde, para produção do cuidado na Atenção Primária.


Metodologia
O presente estudo apresenta à luz da literatura existente uma reflexão teórica sobre o acolhimento no contexto da atenção primária à saúde. A priori buscou-se compreender os diferentes sentidos e significados atribuídos ao termo, assim como discutir sua relevância como ferramenta para regulação do acesso e organização do processo de trabalho e num segundo plano são apresentados justificativas para repensar o acolhimento como estratégia de vigilância para produção do cuidado.


Resultados
O acolhimento traz a noção de reconhecimento da necessidade do outro como singular, vem rompendo com a lógica de organização das unidades de saúde, configura-se na prática dos serviços como dispositivo para orientação do acesso e priorização de riscos, e como um modo de fazer da gestão. É visto potente instrumento para prática de vigilância da saúde e assume uma contemporaneidade por sua capacidade de se colocar no nosso tempo, de mobilizar energias adormecidas, reacender a esperança e colocar em movimento segmentos importantes dos serviços de saúde, como grupos de sujeito que se propõem à construção do novo, a fazer no tempo presente, aquilo que é o objetivo no futuro.


Conclusões/Considerações
O acolhimento é atravessado por diferentes significados e esses convergem para que o mesmo seja considerado como uma estratégia de vigilância em saúde para produção do cuidado e pressupõem que o mesmo seja orientado pela integralidade. Identificar nas práticas dos serviços de saúde, que sentidos o acolhimento têm para os profissionais e se esses compreendem sua relevância para produção do cuidado podem ser caminhos férteis para a pesquisa.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360