Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO31j - Território e informação para ação

26979 - RUMORES DE INTERESSE PARA SAÚDE PÚBLICA NA OLIMPÍADA DO RIO DE JANEIRO: PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA
LAIZA SILVA DE SOUZA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SES-RJ), VERA LÚCIA EDAIS PEPE - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA (ENSP/FIOCRUZ), SILVIA CARVALHO - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SES-RJ)


Apresentação/Introdução
Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro foi sede das Olimpíadas, que ocorreu entre os dias 5 a 21 de agosto de 2016. A competição durou 17 dias e foi a primeira vez que a América do Sul sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Atividades como esta configuram-se como Eventos de Massa e que, em geral, podem acarretar consequências em diversos setores da sociedade, inclusive na Saúde Pública.


Objetivos
Analisar os rumores, de interesse para o Planejamento da Vigilância Sanitária nas Olimpíadas, capturados pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ).


Metodologia
Estudo descritivo, de cunho exploratório, que utilizou como fonte de dados matérias publicadas pela mídia eletrônica, de domínio público. Os dados foram analisados no período de 01 de abril a 30 de setembro de 2016, que correspondem às fases: pré, durante e imediatamente após o evento Olímpico Rio 2016. Teve como fonte de dados secundários os clippings de notícias disponibilizados pelo CIEVS SES-RJ. O processo se desenvolveu em três etapas: levantamento dos clippings, a avaliação dos rumores contidos nestes e a classificação dos rumores dentro das 4 dimensões e os 24 elementos de planejamento de Evento de Massa relacionados à Saúde Pública.


Resultados
Foram localizados 81 clippings, contendo 1.187 rumores, 01 foi descartado. Do total de rumores analisados, 98 relacionam-se às ações macro operacionais do plano; 114 rumores referem-se aos principais riscos à saúde; 111 aludem à capacidade de resposta às emergências e 864 rumores reportam-se a transmissão de doenças infecciosas. A maior prevalência de eventos infecciosos pode estar também relacionada à definição dos problemas de saúde a serem monitorados.


Conclusões/Considerações
Pode-se concluir que o monitoramento por meio dos clippings é importante para a identificação de possíveis riscos à saúde e deve ser aprimorada e replicada, de forma a compor os instrumentos norteadores que subsidiam o planejamento para atuação do Setor Saúde, em especial das Vigilâncias Sanitárias em Eventos de Massa de qualquer natureza.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360