Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO31j - Território e informação para ação

27229 - ANÁLISE DE VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS E RISCOS NAS OCORRÊNCIAS DE INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
JULIANA VALENTIM CHAIBLICH - EPSJV - FIOCRUZ, MARIA LUCIENE DA SILVA LIMA - PUC-RIO, LABORATÓRIO DE ECOLOGIA E BIOGEOGRAFIA, BÁRBARA CAMPOS SILVA VALENTE - EPSJV-FIOCRUZ, IMS-UERJ


Apresentação/Introdução
A população cidade do Rio de Janeiro constantemente é afetada por inundações em épocas de chuvas forte. Um dos fatores é a insuficiência dos sistemas de drenagem urbana, além das condições socioeconômicas e ambientais precárias, como ausência de coleta de lixo, falta esgotamento sanitário adequado, ocupação irregular, entre outros fatores.


Objetivos
Analisar as vulnerabilidades socioambientais em situações de riscos de inundações no município do Rio de Janeiro. Destacam-se áreas de vulnerabilidades os locais onde há população com maior fragilidade socioeconômica.


Metodologia
A partir das definições das variáveis – dados socioambientais, Área de favela, Uso e ocupação da Terra e Geomorfologia – foi realizada uma análise multicritério, ou seja, um mapeamento integrando as variáveis. O mapeamento integrado de variáveis baseia-se no instrumento lógico de sistema, trabalhando com as correlações das variáveis escolhidas através de análises geoespaciais, gerando mapa resultante de combinações de camadas representadas por um Sistema de Informação Geográfica. Os modelos de representação (combinação de camadas) podem contribuir na avaliação e resolução de problemas a partir de uma simplificação da realidade através de dados espaciais georreferenciados e mapas.


Resultados
A análise dos mapas sugerem maior vulnerabilidade social para ocorrência de enchentes em vários bairros da zona norte e oeste. São áreas com moradias em encosta de morro, em locais abaixo do nível do mar, em terreno alagadiço e com fortes influencias das redes fluviais, ou seja, naturalmente são mais propensas a alagamentos, porém alguns fatores podem aumentar a vulnerabilidade das pessoas que vivem nessas localidades, como falta de recurso básico de saneamento e a predominância de população de baixa renda. Destacam-se nessas regiões graves transtornos de saúde na população, como o aumento de doenças transmitidas através da veiculação hídrica, problemas psíquicos, perdas de bens etc.


Conclusões/Considerações
É necessário (re)pensar estratégias integradoras de prevenção e promoção para redução das vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais. A utilização do Sistema de Informação Geográfica como o principal método desta pesquisa, trouxe resultados pertinentes para subsidiar a análise espacial da realidade do Município do Rio de Janeiro, relevante como instrumento na tomada de decisão entre gestores e governantes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360