Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31a - Vigilâncias em saúde - ações e estratégias

25343 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO CIOCS RJ NA OLIMPÍADA E PARALIMPÍADA RIO 2016.
CARLA CÔRTE REAL DO NASCIMENTO MAGARÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, LUCIANA DE ALMEIDA PINTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ADRIANA MARIA LEITE DE MACEDO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, PAULA FERNANDA SOARES PINTO DE OLIVEIRA RODRIGUES E SILVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, PAULO ROBERTO DE ALMEIDA BARBOSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARIA CRISTINA FERREIRA LEMOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO


Apresentação/Introdução
A 31° edição dos Jogos, aconteceu no município do Rio de Janeiro, reuniu os melhores atletas do mundo e 210 delegações de diferentes países. Foram disponibilizados 10,8 milhões de ingressos para venda. As competições aconteceram em quatro regiões do município chamados Clusters Olímpicos (Barra da Tijuca, Maracanã, Copacabana e Deodoro).


Objetivos
Descrever a estratégia para monitoramento epidemiológico desenvolvido pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS RJ) durante a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016.


Metodologia
O CIOCS RJ foi instalado na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e funcionou do dia 29 de julho a 20 de setembro. Reuniu representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde. A equipe realizou monitoramento dos atendimentos de saúde das unidades públicas localizadas no município e nos postos médicos dos Clusters com base nos dados inseridos em uma Plataforma Virtual de Atendimentos especialmente desenvolvida para o evento.


Resultados
Registrou-se 21.275 atendimentos de saúde, destes 74.9% clínicos, 17,8% odontológicos, 6,8% traumas e 0,6% de fisioterapia. Os espectadores e atletas corresponderam a 59,5%, a faixa etária predominante foi de 20 a 49 anos (58.6%). Foram notificados 72 eventos de importância em saúde pública com destaque para o número de casos de intoxicação exógena e as violências que corresponderam a 43,0%. Identificou-se 09 óbitos.


Conclusões/Considerações
As ações de vigilância em saúde tiveram como foco a prevenção e o gerenciamento de riscos sanitários por meio da detecção, monitoramento e resposta rápida aos eventos identificados. O trabalho integrado das três esferas de governo foi exitoso.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360