Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31a - Vigilâncias em saúde - ações e estratégias

25855 - VACINAÇÃO EXTRAMUROS, UMA AÇÃO ESTRATÉGICA IMPORTANTE
ROBERTA LASTORINA RIOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ


Período de Realização
A experiência foi vivenciada do período de Maio à Novembro de 2017.


Objeto da Experiência
Vacinação das crianças menores de 5 anos de idade residentes em Campos dos Goytacazes/RJ e admitida nas Creches Municipais.


Objetivos
Demonstrar a estratégia de imunização desenvolvida pela Vigilância Epidemiológica Municipal para atualizar as cadernetas vacinais das crianças menores de 5 anos em regime de Creche.


Metodologia
Trata-se de uma experiência de campo, de natureza qualitativa e caráter descritivo e exploratório. Diante do risco de aquisição de doenças imunopreviníveis relacionadas a infância, a Vigilância Epidemiológica compôs uma equipe que atuasse em ações extramuros, ou seja, deslocando a equipe de vacinação paras as Creches previamente agendadas com a finalidade de sanar os esquemas vacinais em atraso e incompletos, bem como conscientização a respeito da importância da vacinação para a saúde infantil.


Resultados
Ao vislumbrar a possibilidade de que crianças menores de 5 anos admitidas em creches municipais pudessem estar com inconformidades na situação vacinal por necessidade familiar de atuação no mercado de trabalho, passou-se a atender uma média de atendimento de 40 crianças por creche visitada, sendo administrada uma média de 3 doses por criança, sendo o esquema da vacina pentavalente verificado como em maior inconformidade.


Análise Crítica
O Programa Nacional de Imunização é uma referência mundial em Política em Saúde, garantindo o acesso a prevenção de eventos e agravos dentro da Atenção Primária. Ao ultrapassar os murros institucionais a busca-ativa tornou-se benéfica por possibilitar o alcance antecipado de crianças que poderiam desenvolver alguma patologia de característica imunoprevinível, colaborando para a redução de riscos à saúde individual e coletiva, redução de morbidade e mortalidade e de custos ao serviço de saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
O Programa Nacional de Imunização é uma política desenvolvida que fortalece o SUS e consolidada por garantir à população acesso a imunobiológico de alta qualidade, ultrapassando barreiras territoriais, vencendo determinantes sociais excludentes e superando as debilidades dos serviços precarizados. É importante não reduzir os recursos em imunoprevenção e sim aumentá-los para desenvolver biotecnologias para colaborar com o ideal de vacina perfeita.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360