27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31a - Vigilâncias em saúde - ações e estratégias |
26634 - OBJETOS E AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRISTINE NUNES MOTTA - SESAB; UNIVASF, LÚCIA MARISY SOUZA RIBEIRO OLIVEIRA - UNIVASF, ERNANI MACHADO DE FREITAS LINS NETO - UNIVASF, JOÃO ALVES DO NASCIMENTO JÚNIOR - UNIVASF, ELIAS FERNANDES MASCARENHAS PEREIRA - UNIVASF
Apresentação/Introdução A Vigilância Sanitária apresenta interface com o desenvolvimento sustentável, pois, através de medidas sanitárias restritivas, delineia um limite para o desenvolvimento produtivo e econômico com exigências voltadas para sustentabilidade. Assim, é importante discutir como este campo da Saúde Pública pode contribuir para o consumo de bens e serviços mais sustentáveis nos seus territórios de atuação.
Objetivos A pesquisa objetivou identificar os objetos e as ações da Vigilância Sanitária que se relacionam com o desenvolvimento sustentável apresentados e/ou discutidos na literatura científica.
Metodologia Foi realizada uma revisão sistemática de literatura. Para as buscas foram utilizados descritores indexados pela Biblioteca Virtual da Saúde. A seleção das publicações ocorreu em três etapas: 1- Busca nos bancos de dados; 2- Leitura dos títulos e resumos e aplicação de um formulário de elegibilidade para cada artigo identificado na busca; 3- Análise completa das obras que geraram dúvidas, para decisão final quanto à inclusão na revisão.
As publicações elegíveis foram analisadas qualitativamente, sendo revisadas por dois avaliadores. Nesta etapa buscou-se identificar, em cada publicação, quais os objetos e/ou ações da Vigilância Sanitária foram relacionados ao desenvolvimento sustentável.
Resultados Das 74 publicações levantadas, 12 foram incluídas na pesquisa. Com a análise qualitativa das publicações, os objetos e as ações da Vigilância Sanitária relacionados ao desenvolvimento sustentável identificados foram categorizados como: resíduos químicos em alimentos (7); resíduos dos serviços de saúde (5); riscos do processo produtivo (4); água para consumo humano (3); qualidade do ar (3); contaminação de alimentos (2); propaganda de produtos alimentícios (1); ações intersetoriais (5); ações regulatórias/fiscalizatórias (4); ações educativas (3). Os resultados apontam caminhos e contribuem para a conscientização dos sujeitos que atuam na área sobre o seu papel frente à coletividade e à vida.
Conclusões/Considerações A maioria dos artigos analisados não estabeleceram ou discutiram, diretamente, a relação entre a Vigilância Sanitária e o seu papel no desenvolvimento sustentável. Assim, observa-se uma lacuna na literatura científica sobre a reflexão desta interrelação. Outros trabalhos podem ser desenvolvidos articulando este campo da Saúde Pública com as discussões sobre a temática ambiental, analisando os contextos locais onde os serviços são executados.
|