Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31a - Vigilâncias em saúde - ações e estratégias

26725 - EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: OFERTA DE SERVIÇOS E PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS
RAUANA DOS SANTOS FAUSTINO - URCA, ANTONIO GERMANE ALVES PINTO - URCA, LAIS BARRETO DE BRITO GONÇALVES - URCA


Apresentação/Introdução
A Promoção da Saúde compreende um conjunto de ações que tem por finalidade promover a qualidade de vida, considerando a singularidade de cada individuo e baseando-se nos determinantes de saúde. Torna-se relevante avaliar a qualidade de vida da população pelo acesso às ações de promoção e por suas percepções sobre saúde no cotidiano das intervenções utilizadas no Sistema Único de Saúde.


Objetivos
Objetiva-se analisar a efetividade de ações de promoções e qualidade de vida entre usuários da Estratégia Saúde da Família na Cidade de Crato – CE.


Metodologia
Estudo do tipo transversal e quantitativo realizado no município de Crato – CE. Os participantes foram usuários atendidos na Estratégia Saúde da Família do Sistema Único da Saúde. Como instrumento, utilizou-se uma versão adaptada do instrumento de entrevista da pesquisa Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis e monitoramento geográfico do território municipal. O tratamento dos dados foi realizado com a utilização do software SPSS e TabWIN. Os aspectos éticos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa, por parecer no. N° 328.933.


Resultados
Os resultados evidenciam que a relação entre os espaços de lazer e a intensidade demográfica das zonas urbanas, é desproporcional. Entre as práticas de saúde, a população mantém atividade física regular, caracterizando a população estudada como pouco ativa. A disposição de profissionais para o estímulo à atividade física e o número de ações voltadas à promoção da saúde precisam ser ampliadas, de modo que abranjam as necessidades características da amostra em questão. A percepção de saúde da população apresenta caracterização regular, por indicar fragilidades no autocuidado e possibilidades de ampliação da capacidade de cuidado.


Conclusões/Considerações
Nesse sentido, apresenta-se a necessidade de maior oferta de espaços públicos para o lazer e Qualidade de Vida, compreendendo o lazer como ferramenta de bem-estar. Com a irregular disponibilidade e acesso às estratégias de promoção da saúde, torna-se desafiador a implementação de políticas de saúde e intersetoriais voltadas para resolução de tais demandas e necessidades da população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360