27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31a - Vigilâncias em saúde - ações e estratégias  | 
        
        
		  
					 
          				
						 28826 - ELABORAÇÃO DE BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS COMO ESTRÁTEGIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A VIGILÂNCIA EM SAÚDE E OS SERVIÇOS DA REDE DE ATENÇÃO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO - BAHIA MARIA THEREZA NUNES MORAIS DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO - BA, TATIANE MALTA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO - BA, KLYNGER FARIAS DA COSTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO - BA
					
  
					Período de Realização O trabalho é realizado desde o mês de setembro de 2017 e segue acontecendo.
 
  
 	Objeto da Experiência Elaboração de boletins epidemiológicos dos principais agravos acompanhados pelo serviço de vigilância epidemiológica do município de Juazeiro – BA.
 
  
 	Objetivos Produzir informação em saúde para subsidiar os profissionais na abordagem aos usuários; orientar sobre a importância do preenchimento correto das Fichas de Investigação Epidemiológica; construir parâmetros para planejamento e direcionamento das ações nos serviços de saúde do município.
 
  
 	Metodologia Os boletins foram produzidos pela equipe de Vigilância em Saúde do município de Juazeiro – BA. O percurso teve característica mista e descritiva. Os dados foram coletados dos sistemas de informação do município e dos sistemas de informações nacionais como o de notificações e agravos (SINAN) e o de mortalidade (SIM). As informações foram tabuladas no excel e a análise dos dados se deu por meio da comparação das informações obtidas nas séries históricas dos agravos em análise.
 
  
 	Resultados Os boletins são publicações de caráter técnico-científico, acesso livre, com periodicidade anual.
 Já foram produzidos três boletins cujos temas: Hanseníase e Tuberculose; Sífilis e Infecções Sexualmente Transmissíveis e; HIV/AIDS. Foram produtos enxutos, dinâmicos, de escrita informativa e aproximada e caráter crítico, impressos e divulgados em todos os serviços quem compõem toda a rede. Formato eletrônico foi socializado também com estudantes da residência multiprofissional.
 
  
 
  
 	Análise Crítica Os boletins se configuram como instrumento de vigilância para promover a disseminação das informações relevantes qualificadas, com potencial para contribuir com a orientação de ações em Saúde coletiva no município em estudo. O direcionamento das ações se tornou mais evidente, de modo que em um único instrumento foi possível reunir todas as informações necessárias para a elaboração de acoes estratégicas e monitoramento de indicadores. 
 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Buscar melhorias na gestão em saúde deve ser um trabalho incessante. Por essa razão é que a Vigilância em Saúde de Juazeiro - BA sempre buscou elaborar novos fluxos e ferramentas para atingir este fim. Estes boletins são fruto dessa busca e foram criados para qualificar as atividades relacionadas às doenças temáticas. Recomendamos sua produção para dar maior eficiência e eficácia nas ações de prevenção, combate e controle dos agravos em estudo.
					 |