Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31f - Vigilâncias em saúde: Educação, informação e comunicação

23846 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O OLHAR DE UMA RESIDENTE EM SAÚDE COLETIVA
ELIDA DIAS CANDIDO - INSTITUTO AGGEU MAGALHAES -FIOCRUZ/PE, CYBELLE DOS SANTOS SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RECIFE


Período de Realização
Ocorreu em um período de dois meses (novembro e dezembro) no ano de 2017


Objeto da Experiência
Vivência junto a equipe de fiscais da vigilância sanitária como parte do componente prático do primeiro ano de uma residente em Saúde coletiva.


Objetivos
Refletir o processo de trabalho da Vigilância Sanitária no território do Distrito Sanitário V (DSV) através da utilização da educação e informação como ferramenta de aproximação com a sociedade.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de experiência sobre situações vivenciadas na vigilância sanitária do Distrito sanitário V do município de Recife, Pernambuco orientado pelo programa de residência multiprofissional em Saúde coletiva do Instituto Aggeu Magalhães, FIOCRUZ/PE com preceptoria da chefe das vigilâncias em saúde do DS V. A prática consistia na imersão e acompanhamento das equipes de fiscais sanitários no processo de inspeção e educação em saúde


Resultados
Foram dadas orientações acerca de como agir para ofertar um serviço com segurança e qualidade sempre indicando que os próprios estabelecimentos deveriam procurar seus responsáveis técnicos para fins de consultoria. Como fruto dessa experiência, foi elaborado um material em formato de livreto intitulado: “Um momento com a Vigilância Sanitária (VISA)” com objetivo de divulgar informações básicas para sociedade referente aos estabelecimentos de interesse à saúde regulamentados pela VISA.


Análise Crítica
Como inserir no trabalho dos fiscais sanitários atividades voltadas ao processo de educação em saúde? Sabe-se que é essencial que ações de educação sejam elaboradas pela gestão e serviços do SUS, sendo assim dentre as propostas da ANVISA para construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde, encontra-se a ampliação da visibilidade do papel da Vigilância Sanitária, em especial da Anvisa, junto à sociedade, a partir da identificação das ações de proteção e promoção à saúde da população.


Conclusões e/ou Recomendações
Importante para manutenção e controle das ações de saúde vigilância sanitária, por vezes tem seu trabalho desconhecido pela população. A presente experiência ressaltou a realização de maiores estudos sobre o papel educador da vigilância sanitária, além da necessidade da elaboração de projetos que incentivem uma educação sanitária e aproxime a sociedade dos temas referentes a saúde e as instituições de regulamentação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360