28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31f - Vigilâncias em saúde: Educação, informação e comunicação  | 
        
        
		  
					 
          				
						 24122 - EQUIPE DEDICADA REGIONAL: UMA AÇÃO INTERSETORIAL PARA O ENFRENTAMENTO DA MICROCEFALIA EM JUAZEIRO DO NORTE E BARBALHA - CEARÁ, 2017 EVANÚSIA DE LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO DO NORTE, DAVID ANTÔNIUS DA SILVA MARROM - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO DO NORTE, FRANCIMONES ROLIM DE ALBUQUERQUE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO DO NORTE, MARIA NIZETE TAVARES ALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO DO NORTE, JAQUELINY RODRIGUES SOARES GUIMARÃES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO DO NORTE/UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), DANIELA CAVALCANTI E SILVA NOVAIS CARVALHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARBALHA/FACULDADE DE MEDICINA DO ABC PAULISTA, CRISTIANA LINHARES RIBEIRO ALENCAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO DO NORTE, GEÓRGIA XAVIER ESMERALDO ARRAES - 21ª COORDENARIA REGIONAL DE SAÚDE - JUAZEIRO DO NORTE
					
  
					Período de Realização Ocorreu entre os meses de Agosto de 2017 a Janeiro de 2018.
  
 	Objeto da Experiência Formação de Equipe Intersetorial para enfrentamento da microcefalia de forma integrada, rede de assistência as crianças e aos familiares.
  
 	Objetivos Formar uma Equipe Intersetorial para traçar o Plano de Enfrentamento as Crianças com Microcefalia e suas famílias nos diversos setores, além da área da saúde.
  
 	Metodologia Após o lançamento de uma proposta pelo Ministério da Saúde em agosto de 2017 foi realizada uma cartografia que apontou as fragilidades e fortalezas da rede de atenção às crianças com Microcefalia e STORCH. Foram realizadas reuniões com as famílias, profissionais das áreas de educação, assistência social e saúde para formação da Equipe Dedicada Regional e elaboração do plano de enfrentamento à microcefalia. 
  
 	Resultados O município de Juazeiro do Norte tem 14 crianças com microcefalia e 06 crianças em Barbalha que necessitam de assistência à saúde, educação e inclusão social. Após os encontros, foi formalizada a Equipe Dedicada regional e as municipais traçaram um Plano de Ação Intersetorial para cada município de forma ao desenvolvimento de ações e estratégias pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e que realmente se desenvolva um trabalho integrado.
  
 	Análise Crítica Faz-se necessário expandir por todo território nacional a efetivação de planos de ações intersetoriais para às crianças com microcefalia e STORCH e familiares pautado nas realidades locais e nas necessidades dessas crianças em todos os seus ciclos de vida.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Os municípios construíram seu plano de ação intersetorial e postaram na plataforma UNIVERSUS/Zíka segundo solicitação do Ministério da Saúde. Tivemos momentos de reflexão e discussão de estratégias na equipe dedicada regional baseados na cartografia da rede de atenção à saúde. Recomenda-se o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais às crianças com microcefalia e STORCHS de forma integral com uma assistência holística de qualidade.
					 |