Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO6a - Saúde nas mídias (pesquisas)

28515 - DISCURSOS SOBRE O CRACK: A INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA EM DEBATE
WILSON COUTO BORGES - FIOCRUZ, VÂNIA COUTINHO QUINTANILHA BORGES - FIOCRUZ / UFF, JANINE MIRANDA CARDOSO - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O presente trabalho parte da premissa de que os meios massivos de comunicação interferem decisivamente na formacomo atores sociais empregam sentido ao mundo. No caso particular do crack, interessa-nos observar como os jornais constroem discursivamente a perspectiva de que a Internação Compulsória é a melhor alternativa para “solução do conflito”, como recentemente ocorrido em São Paulo (maio/2017).


Objetivos
Com essa visada, buscamos analisar os sentidos que os discursos da imprensa ajudam a construir sobre a dependência e o dependente químico num ambiente em que retorna o debate sobre alternativas para enfrentamento do problema gerado pelo uso de substâncias psicoativas.


Metodologia
Por tratar-se de um trabalho que visa compreender os processos de produção de sentidos, especificamente os midiáticos, através das marcas deixadas pelos discursos de O Globo, utilizamos como referencial metodológico os postulados centrais da Semiologia dos Discursos Sociais: iniciamos com um mapeamento das edições do jornal em 2013 para, em seguida, realizarmos análises intra e extra-textuais.


Resultados
Levando-se em conta o volume de informações veiculadas por O Globo e, paralelamente, pela quantidade de vezes que o crack e/ou a Internação Compulsória foi capa de determinada edição, podemos apontar que a temática teve muita relevância no ano de 2013 e que o jornal buscou interferir no debate sobre a questão.


Conclusões/Considerações
Pela forma como o jornal enquadrou a temática, podemos concluir que menos interessou a ele fomentar um debate por um viés sanitário e mais construir um sentido da Internação Compulsória como única solução para a “escalada” do crack.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360