Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO6c - A comunicação e o SUS (pesquisas)

22585 - SENTIDOS AO LONGO DO TEMPO: AS NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PRODUZIDAS EM DIFERENTES TEMPORALIDADES
IZAMARA BASTOS MACHADO - UFRJ/ FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Esta comunicação se insere num projeto maior de pesquisa de doutorado onde uma das principais inquietações está voltada para a identificação das variadas narrativas produzidas ao longo do tempo sobre o Sistema Único de Saúde, o SUS. Admitindo que as narrativas podem ser produzidas por diferentes atores e em distintos momentos, consideramos aqui, que um desses importantes atores trata-se da mídia.


Objetivos
Apresentar uma análise sobre as narrativas acerca do SUS que foram publicadas nas páginas de grandes jornais impressos brasileiros em diferentes temporalidades. Mostrar que os diversos atores produzem uma distinta e forte rede discursiva sobre o SUS.


Metodologia
Optamos por trabalhar com pesquisa em jornais de ampla circulação no território nacional por entendermos que contribuem fortemente para a construção social dos sentidos sobre os temas que noticiam e por circularem em diferentes regiões do país. Para identificar e apresentar uma breve análise sobre as narrativas acerca do SUS, publicadas em momentos distintos da história do país, optamos por uma busca refinada nos acervos dos jornais e privilegiamos textos que usem a sigla “SUS” ou que tenham usado “Sistema Único de Saúde”. Levantamento e análise qualitativa do material fazem parte deste processo de pesquisa. Os campos: História, Comunicação e Saúde estão sendo visto correlacionados.


Resultados
Uma análise preliminar revelou a presença significativa de textos sobre SUS” e/ou “Sistema Único de Saúde”. Também é possível observar uma certa similaridade no que diz respeito ao conteúdo dos textos publicados entre os jornais impressos analisados. Uma importante consideração a fazer também é que nem sempre os jornais nomeiam o SUS para falar dele. Isso exigiu que se tivesse bastante cautela durante a pesquisa exploratória. Vale ainda ressaltar que, ao longo das quase três décadas do SUS, tendo o Brasil indicado 45 Ministros da Saúde neste período, a temática SUS esteve em mais ou em menos evidência nas páginas dos jornais, conforme o contexto político observado e conforme perfil do ministro.


Conclusões/Considerações
Consideramos que entender as narrativas produzidas sobre o SUS, especialmente as que são produzidas pela grande mídia comercial, não apenas no atual e difícil contexto que enfrentamos, mas ao longo das décadas de constituição do sistema de saúde, pode ser uma importante chave de compreensão para muitos sentidos que circulam hoje sobre o SUS. O fortalecimento do SUS depende de diferentes narrativas a serem produzidas pelos grandes meios de comunicação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360