Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO6c - A comunicação e o SUS (pesquisas)

28466 - SAÚDE E JORNALISMO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE A PRODUÇÃO NOTICIOSA SOBRE O SUS?
JANINE MIRANDA CARDOSO - FIOCRUZ, WILSON COUTO BORGES - FIOCRUZ, AMANDA ARAUJO BOTELHO - FIOCRUZ; UNICARIOCA


Apresentação/Introdução
Desde os primeiros momentos de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), foi reconhecida a importância da produção jornalística sobre o projeto e o que implica para a garantia do direito constitucional à saúde. Além de tema de debates em instâncias de participação social, esses discursos também se constituíram como destacado objeto de pesquisas no campo da comunicação e saúde.


Objetivos
Geral: Analisar os estudos brasileiros dedicados à produção jornalística sobre o SUS. Específicos: i) Identificar as perspectivas teórico-metodológicas que orientam esses estudos. ii) Mapear as principais temáticas, resultados e controvérsias.


Metodologia
Revisão narrativa dos estudos dedicados à cobertura jornalística sobre o SUS, em meios impressos, televisivos, radiofônicos, blogs e redes sociais. O corpus é formado por artigos, livros e capítulos de coletâneas. Para os artigos, definiu-se como critério de inclusão aqueles publicados em periódicos vinculados a instituições e/ou voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva.


Resultados
Na produção identificada, destacam-se os estudos qualitativos e as abordagens orientadas pela Análise de Conteúdo e Análise de Discurso. Teorias consolidadas para a análise do jornalismo – como a da Agenda Setting e do Enquadramento – também são marcantes. Há largo predomínio do componente assistencial, com ênfase nas falhas, má gestão e insuficiências para fazer valer o direito à saúde. As fontes mais ouvidas são as autoridades sanitárias e especialistas do campo bio-médico. A presença de doentes, familiares e usuários varia segundo o tema, o veículo e a gravidade da situação. O SUS não é nomeado com frequência e é praticamente inexistente a referência às instâncias de participação social.


Conclusões/Considerações
Destacam-se os diferentes posicionamentos frente às credenciais de objetividade, imparcialidade e neutralidade reivindicadas pelo jornalismo. A ausência de diálogo com perspectivas que investigam as especificidades do jornalismo brasileiro, como a hipótese de sua atuação como poder moderador (e não quarto poder) e meta-sistema perito, também merece atenção pelo que deixam aportar à compreensão sobre as formas de legitimação desses discursos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360