Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO6d - Saúde e novas ambiências comunicacionais (pesquisas)

23487 - OS SENTIDOS DO CÂNCER A PARTIR DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO FACEBOOK
ALLAN DE GOUVÊA PEREIRA - FIOCRUZ, KÁTIA LERNER - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O advento das tecnologias de informação e comunicação reconfiguraram as relações sociais humanas. Assim, agrupamentos de pessoas que compartilham um objetivo ou uma característica comum podem se reunir e formarem comunidades virtuais. Nesse sentido, o sofrimento oncológico ganha espaço no mundo virtual, mobilizando sentidos particulares, além de usuários que desejam falar sobre suas experiências.


Objetivos
Este trabalho tem como objetivo reconhecer limites e possibilidades do compartilhamento on-line de conteúdos relativos ao adoecimento oncológico. Intenciona-se obter uma amostra das redes relacionais do câncer e das postagens de maior engajamento.


Metodologia
São investigados os espaços nos quais a neoplasia é tema de discussões, identificando comentários, posts e outros tipos de interação característicos da rede social mais popular no país. Por meio da ferramenta Netvizz, disponível no próprio Facebook, foram mapeados os grupos públicos e as principais páginas sobre câncer. Selecionamos a página mais curtida (“Combate ao câncer”) e o grupo aberto com maior número de membros (“Superando o câncer!”), recortando, em seguida, os posts mais comentados (que teoricamente promovem mais engajamento). Restringimo-nos às postagens mais recentes e mais comentadas, entre 1º de janeiro a 31 de julho de 2017, a fim de constituir uma amostra mais significativa.


Resultados
A partir da análise da página, os posts e seus comentários revelam que a internet e particularmente as redes sociais se constituem como espaços em que predominam narrativas biográficas. Elas são marcadas pelo teor fortemente emocional (e não racional), visto que os usuários predominantemente compartilham suas experiências de sofrimento. Essas formas de interação propiciam a construção de um coletivo marcado por ajuda mútua, que é encarado pelos seus usuários como um espaço “terapêutico”. As interações tecidas no grupo são, aparentemente, mais fortes do que as que se estabelecem na página, logo que a lógica do primeiro é de um para muitos e a da segunda é de muitos para muitos.


Conclusões/Considerações
A internet é, em suma, um importante espaço de sociabilidade, que integra, de maneira efetiva, a realidade social, em seus diferentes contextos, incluindo o dos processos de saúde-doença. Verifica-se, nesta análise, a potencialidade da internet na direção de se configurar como um ambiente de ajuda mútua, capaz de reunir e construir identidades afins, por meio das narrativas de si e do aconselhamento de pessoas que têm legitimidade para fazê-lo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360