27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6a - Comunicação como estratégia (experiências) |
27298 - COMBATE AO AEDES AEGYPTI: UM TUTORIAL ONLINE PARA GESTORES EM SAÚDE ANACLAUDIA GASTAL FASSA - UFPEL, DÓRIS GÓMEZ MARCOS SCHUCH - SES-RS, MARCÍNIA MORENO BUENO - SES-RS, NEICE MÜLLER XAVIER FARIA - SMS - BENTO GONÇALVES, LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UFPEL, ANA TAVARES - SES - RS, RAFAEL FONSECA DE CASTRO - UNIR, ANTÔNIO AUGUSTO SCHÄFER - UNESC, BRUNO PEREIRA NUNES - UFPEL
Período de Realização Lançamento, agosto de 2017
Objeto da Experiência Criação de um hotsite para gestores de saúde contendo um passo a passo para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Objetivos Elaborar um site para acesso rápido e prático a todas as informações necessárias para que gestores em saúde combatam o Aedes Aegypti, como estratégia de prevenção de infecções por Dengue, vírus Zika (e suas consequências, microcefalia e Síndrome de Guillain-Barré) e Chikungunya.
Metodologia O site foi criado por uma equipe que incluiu professores universitários, profissionais da vigilância em saúde, designers (instrucionais, gráficos e web), ilustradores e avaliadores midiático-pedagógicos. Os autores realizaram revisão da literatura sobre as formas de controle do mosquito e vigilância das doenças relacionadas e a compilação de diretrizes, portarias e notas técnicas sobre o assunto. Houve a tradução do conhecimento científico para uma linguagem mais acessível para os gestores.
Resultados O site https://dms.ufpel.edu.br/aedes/index.html foi disponibilizado em acesso livre e inclui informações sobre o combate ao Aedes - enfrentando a questão polêmica do controle químico, sobre a organização das estratégias de prevenção e das redes de atenção à saúde, sobre a vigilância entomológica e de casos suspeitos de infecção por Zika. Também inclui informações sobre as principais doenças transmitidas pelo mosquito, além da sistematização de links externos relacionados ao tema.
Análise Crítica A falta de informação dos gestores pode resultar em um manejo inadequado do combate ao mosquito. A disponibilidade de informação detalhada, em linguagem acessível é útil para apoiar os gestores na definição de políticas. Entretanto, a divulgação do hotsite foi realizada no Facebook e na página do DMS-UFPel, que tem como público alvo profissionais de saúde. É preciso melhorar a estratégia de divulgação para alcançar o público-alvo desejado.
Conclusões e/ou Recomendações A criação de sites com acesso livre enfocando gestores em saúde é uma estratégia inovadora com potencial para contribuir no manejo de problemas de saúde pública, principalmente aqueles emergentes, como é caso do combate ao Aedes, cujo conteúdo requer atualizações frequentes e imediatas. Entretanto, não basta produzir materiais de qualidade, é preciso melhorar a divulgação e avaliar o alcance e a pertinência do material produzido.
|