28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6c - Visibilidades: a saúde em diferentes mídias (pesquisas) |
21306 - CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE MATERIAL EDUCATIVO SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA RENATA OLIVEIRA MACIEL DOS SANTOS - INCA, MÔNICA ASSIS - INCA, DANIELE NOGUEIRA RAMOS - INCA
Apresentação/Introdução Na contramão do debate sobre limites do rastreamento do câncer de próstata, cresce o Novembro Azul, que incentiva essa prática sem discutir seus riscos, limitando o direito dos homens de fazerem escolhas informadas sobre sua saúde. Para informar melhor sobre esse tema, surgiu o desafio de criar um material educativo com a participação de homens, numa lógica dialógica e menos vertical.
Objetivos O objetivo desse trabalho é apresentar o processo e o resultado da construção compartilhada de um material educativo sobre câncer de próstata com um grupo de homens, realizada no ano de 2017.
Metodologia A construção do material educativo foi definida como pesquisa participante, com as seguintes etapas: levantamento bibliográfico sobre a detecção precoce do câncer de próstata e de materiais educativos para a população sobre esse tema; coleta de dados numa atividade educativa (roda de conversa) realizada com um grupo de homens, trabalhadores de uma empresa; análise qualitativa dos dados e produção do material educativo; avaliação do material por especialistas e por dois grupos de homens para a formatação final do material. A programação visual e o texto foram ajustados para contemplar, tanto quanto possível, as sugestões dos envolvidos no processo.
Resultados A busca encontrou mais de 60 materiais educativos. Nos materiais de outros países observou-se a inclusão da decisão compartilhada e a apresentação dos riscos e benefícios do rastreamento, aspecto ausente nos materiais educativos nacionais.
Os tópicos levantados pelo grupo foram: fisiologia e anatomia da próstata; causas e fatores de risco do câncer de próstata; prevenção; sinais e sintomas; métodos diagnósticos; recomendação para o rastreamento; prognóstico e tratamento. As modificações sugeridas pelos especialistas foram em relação à linguagem e inserção de conteúdo; os homens sugeriram modificações nos recursos visuais, diagramação e título.
Conclusões/Considerações Os tópicos levantados foram similares ao conteúdo abordado em materiais internacionais, exceto quanto aos riscos e benefícios do rastreamento, o que reflete a pequena discussão sobre o tema no Brasil. Espera-se qualificá-lo em estudos de recepção junto a outros grupos de homens e avançar no diálogo interno sobre a necessidade de mudança na cultura institucional de produção de materiais de comunicação e saúde.
|