Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC6c - Visibilidades: a saúde em diferentes mídias (pesquisas)

22537 - NOTICIÁRIO SOBRE CÂNCER DE MAMA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2007 A 2016: UM ESTUDO SOBRE A DOENÇA NA MÍDIA
KEILA DE MORAES CARNAVALLI - INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE/ICICT/FIOCRUZ, LUCIANA SAITER GONÇALVES SILVA - INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE/ICICT/FIOCRUZ, TARCISIO VALENTE - INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE/ICICT/FIOCRUZ, TERESA CRISTINA DE CARVALHO LIMA NEVES - INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE/ICICT/FIOCRUZ, PAULA FIORITO DE CAMPOS FERREIRA - INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE/ICICT/FIOCRUZ, JULIANA FERNANDES CÂMARA - INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE/ICICT/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O câncer de mama é o primeiro mais fequente entre as mulheres no país, excetuando-se o de pele não melanoma, com grande visibilidade na mídia. No Brasil, são estimados 59.700 novos casos para cada ano do biênio 2018/2019 (INCA, 2018). A visibilidade da doença pode ser destacada pela exposição de sua experiência na mídia por celebridades, bem como por campanhas como o Outubro Rosa.


Objetivos
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a frequência de publicação e as temáticas abordadas em relação ao câncer de mama na imprensa brasileira, possibilitando uma compreensão de como o tema é divulgado pela mídia.


Metodologia
Foram analisadas matérias publicadas pela Folha de São Paulo, por se tratar do terceiro maior jornal impresso em circulação no país, e o maior em circulação digital (ANJ, 2017). A busca foi realizada no acervo virtual, que disponibiliza a cópia digitalizada de todas as páginas do jornal impresso desde 1921. Foram selecionadas matérias no período de 10 anos, entre 2007 e 2016, que continham os termos “câncer de mama” em qualquer parte do texto. Foram eliminadas as matérias que não se relacionavam diretamente com a doença. As matérias selecionadas foram catalogadas em uma planilha, a partir da qual se coletaram os dados de frequência, sendo realizada a seguir uma análise temática das matérias.


Resultados
Foram identificadas 418 matérias. A análise da série histórica destaca cinco picos de publicações sobre o tema, com a ocorrência de apenas dois picos nos meses de outubro, em que se esperava grande concentração de matérias devido à campanha Outubro Rosa. O tema é abordado prioritariamente nas editorias de saúde e a maioria das matérias menciona o câncer de mama ao longo do texto, com pouca frequência nos títulos ou em outras posições de destaque no jornal. Em geral, as matérias tratam de novidades no campo da pesquisa, modernização de tratamentos, histórias de personagens específicos e eventos para debater a doença. Foi observado pouco destaque para a exposição de relatos de celebridades.


Conclusões/Considerações
Doença cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro e incidente em todas as classes sociais, o câncer de mama está na agenda da Folha de São Paulo. com presença constante e alguns picos de citações. Em relação aos temas, observa-se um viés de noticiar novidades em pesquisa e tratamento. Poucas matérias problematizam questões sociais, como dificuldades enfrentadas no acesso ao tratamento ou problemas na rede pública de atendimento

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360