28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6c - Visibilidades: a saúde em diferentes mídias (pesquisas) |
23798 - TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NAS NOTÍCIAS DO JORNAL A TRIBUNA DE ABRIL/2016 A ABRIL/2017 CECÍLIA RIBEIRO MILIORELLI - UFES, MARIA CARMEN VIANA - UFES
Apresentação/Introdução A saúde mental tornou-se uma pauta recorrente nos diversos veículos de comunicação. A prevalência elevada dos transtornos de ansiedade na população aumenta o seu potencial de noticiabilidade, contribuindo para a utilização de múltiplas abordagens da doença nos meios de comunicação. Assim, faz-se necessária uma melhor compreensão das abordagens na mídia impressa acerca dos transtornos de ansiedade.
Objetivos Este trabalho objetiva compreender como o jornal A Tribuna do estado do Espírito Santo caracteriza os transtornos de ansiedade, de forma a identificar a frequência e os padrões de abordagem.
Metodologia Utilizou-se o acervo de A Tribuna, adquirido através de uma colaboração com o Observatório de Saúde na Mídia - Regional Espírito Santo, para o levantamento de matérias através da busca da palavra-chave “ansiedade”, utilizando-se o programa AdobeReader™. Realizou-se um estudo quantitativo no período de abril de 2016 a abril de 2017, no qual foram selecionadas as matérias segundo o contexto em que o descritor se inseria; notícias da editoria de classificados e do horóscopo foram excluídas da busca. As matérias foram classificadas de acordo com o título, data da publicação, editoria, espaço e contexto em uma planilha.
Resultados Foram detectadas 219 matérias. Diversos padrões de abordagem foram identificados: 40,6% delas relacionam a ansiedade com outras doenças ou situações estressoras; 8,7% relatam casos de ansiedade envolvendo pessoas públicas; 12,8% citam medicamentos para o tratamento da ansiedade; 11,0% abordam formas alternativas e complementares de tratamento da ansiedade, como a prática da meditação e de exercícios físicos, e a utilização de técnicas de relaxamento corporal; em 2,7%, faz-se menção ao remédio Duloxetina; e em 5,9%, o contexto da matéria envolve a alimentação, a ingestão de chás e a utilização de plantas, como causas ou para o alívio dos sintomas de ansiedade.
Conclusões/Considerações Os contextos avaliados enfatizam a caracterização do indivíduo saudável na lógica da ausência de doenças e de sua prevenção. A ansiedade aparece como um agente adoecedor, associado a outras doenças, ou como o resultado da exposição a fatores estressores e comportamentos de risco. Viu-se a personificação da ansiedade em indivíduos famosos. Por fim, o discurso jornalístico destaca a adoção de estilos de vida que priorizam a saúde mental.
|