28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6c - Visibilidades: a saúde em diferentes mídias (pesquisas) |
25139 - COMUNICAÇÃO DE RISCO: A EPIDEMIA DE ZIKA NO FACEBOOK MICHELE NACIF ANTUNES - UFES, ADAUTO EMMERICK OLIVEIRA - UFES
Apresentação/Introdução Os comunicados públicos durante epidemias enfrentam desafios singulares para a Saúde Coletiva e para a comunicação de risco. A epidemia de Zika surgiu em um contexto de incertezas sobre os riscos e as ações necessárias para minimizar os danos causados. Neste contexto, as redes sociais online atuam como uma plataforma para rápida disseminação da informação e podem contribuir para a amplificação dos riscos.
Objetivos A partir da página do Ministério da Saúde (MS) no Facebook, analisar o papel do público e as características no uso da informação para a amplificação ou não da informação diante da epidemia de Zika.
Metodologia Os dados foram coletados da página do MS no Facebook. A coleta compreendeu o período de 11 de novembro de 2015 a 31 de maio de 2017. Após a coleta, os dados foram importados para o programa Microsoft Excel e a ferramenta de busca de texto foi utilizada para selecionar as postagens que continham a palavra-chave “zika” e para complementar a busca, outros termos foram utilizados, como “microcefalia”, “epidemia”. Uma vez identificado as postagens relacionadas à epidemia de zika, foram criados dois subgrupos: Zika e outros temas. Os dados foram tabulados em planilha Excel, comparados entre os dois grupos e analisados no programa R version 3.4.3.
Resultados O total incluiu 82% de posts sobre temas gerais e 16% de postagens sobre Zika. O número médio de curtidas por comentário foi operacionalizado como medida de amplificação da informação e o total de comentários por usuário foi operacionalizado como medida do envolvimento da informação. O total de postagens sobre Zika foi menor em relação aos outros temas, mas a Zika não saiu da pauta e o mês que apresentou maior número de posts foi fevereiro de 2016, quando o avanço da microcefalia foi considerado Emergência Internacional. As postagens sobre Zika também receberam menos atenção e comentários, mas houve pouca diferença no número médio de comentários por usuários e das curtidas nos comentários.
Conclusões/Considerações A amplificação da informação é o processo no qual os membros da audiência divulgam informação sobre o risco para a saúde por meio de suas redes, aumentando o engajamento de outros membros ao tema. Ativamente comentando as postagens sobre Zika, os “consumidores” de informação aumentaram a relevância do tópico para outros membros de suas redes, atuando como agentes de disseminação para a mensagem original e ampliando os efeitos da mensagem.
|