Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO26d - Analises da implementação do subsistema de saúde indígena

25829 - REGULAÇÃO E ACESSO, ESTREITANDO LAÇOS ENTRE A REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE LOCAL E O SUBSISTEMA DE SAÚDE INDÍGENA: UM CAMINHO POSSÍVEL A SER CONSTRUÍDO
LUCIANO RODRIGUES REIS - SMSPS, EDNA SOUZA ALVES SANTOS - SMSPS, LUZIA SILVA MATOS - SMSPS


Período de Realização
Início em 2016 até o momento atual.


Objeto da Experiência
Implantação do Sistema de Regulação-SISREG, através de Polos de Marcação, agregando o conjunto de 20 Aldeias indígenas do município de Porto Seguro.


Objetivos
Garantir aos povos indígenas do município de Porto Seguro acesso à atenção integral à saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, respeitando a diversidade social, cultural, geográfica, histórica e política.


Metodologia
A operacionalização dos Pólos deu-se a partir da preparação de recursos humanos, com seleção de indígenas das aldeias de abrangência para a função de operadores do SISREG, respeitando o contexto intercultural; definição do teto de serviços de saúde a serem ofertados para cada Pólo, a partir de critérios populacionais, epidemiológicos e culturais, de modo a favorecer a superação dos fatores que tornam essa população mais vulnerável aos agravos à saúde de maior magnitude e transcendência.


Resultados
A experiência promoveu o uso adequado dos serviços especializados ofertados pela rede local, por meio da sensibilização dos profissionais solicitantes que atuam nas áreas de adscrição das aldeias, despertando um olhar para o uso racional dos serviços de saúde e; promoção de ações específicas em situações especiais, permitindo ajuste dos tetos de oferta sempre que necessário.


Análise Crítica
Contudo, as experiências acumuladas apontam para desafios a serem superados: articulação entre o subsistema de saúde indígena e a rede local, sensibilização para o uso racional dos serviços e articulação de logística no âmbito do acesso e da mobilidade dos indígenas à rede de saúde local.


Conclusões e/ou Recomendações
Compreendemos que é necessário definir estratégias de enfrentamento das barreiras postas, de modo a garantir o respeito aos nossos povos indígenas, à sua organização social, costumes, crenças e tradições, assim como, a garantia do acesso a saúde com qualidade, respeitando os princípios do SUS e sua diversidade cultural.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360