28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC26b - Política, práticas e campo da saúde indígena  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25691 - ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM EM CONSULTÓRIO ITINERANTE: ATENÇÃO AO ESCOLAR INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA BRUNA DE LEMOS COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, JACKELINA DE LIMA RODRIGUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, KAIO GUILHERME CAMPOS PAULO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, JHENYFER AMANDA CIRIACO CANHETE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, ANDRÉIA INSABRALDE DE QUEIROZ CARDOSO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, GISLAINE RECALDES DE ABREU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, ANA RITA BARBIERI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
					
  
					Período de Realização O atendimento de Enfermagem foi realizado nos meses de setembro a dezembro de 2017.
  
 	Objeto da Experiência Assistência de Enfermagem para a avaliação da acuidade visual de escolares indígenas no município de Miranda- MS.
  
 	Objetivos Realizar a avaliação da acuidade visual pelo teste de Snellen em escolares matriculados na rede pública de ensino da educação básica nas aldeias indígenas do município de Miranda - MS e identificar precocemente as alterações visuais para posterior encaminhamento médico.
  
 	Metodologia O relato parte das vivências de docentes e discentes no Projeto de Extensão da UFMS para o desenvolvimento de atividades de saúde aos escolares indígenas. As triagens ocorreram em três finais de semana na própria comunidade através do uso de consultórios móveis. Foram realizados teste de acuidade visual através da Escala Optométrica de Snellen. As alterações identificadas foram reavaliadas pelo docente responsável e as crianças foram encaminhadas para o atendimento médico especializado. 
  
 	Resultados Foram atendidos 167 escolares dos quais 35 apresentaram alterações de acuidade visual, os quais foram encaminhados para a consulta médica especializada para reavaliação e prescrição de óculos de correção quando necessário. Foi possível aperfeiçoar os conhecimentos relativos à escala de Snellen, e obter um aprendizado significativo para futuras atuações na comunidade em razão do diálogo e da troca de conhecimentos entre a equipe e a população atendida, devido a diversidade cultural.
  
 	Análise Crítica No estado de Mato Grosso do Sul vivem cerca de 68 mil indígenas, historicamente excluídos do acesso aos serviços de saúde de especialidades, devido à distância que as comunidades se encontram das cidades e os fatores socioculturais e econômicos. Sendo a avaliação da acuidade visual em escolares indígenas uma necessidade de saúde vigente, para melhoria do desempenho escolar destas crianças, reduzindo taxas de evasão, repetência com melhor qualidade de vida.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Diante da experiência vivida, foi possível melhorar as práticas de Enfermagem de docentes e discentes no campo da saúde coletiva através de ações de prevenção voltadas para uma comunidade indígena, na qual o maior desafio foi à adaptação da consulta e da aplicabilidade da Tabela de Snellen para crianças indígenas, sendo necessário a utilização de intérpretes locais, meios lúdicos e a conquista da comunidade para a realização das atividades.
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