26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13a - Educação e Formação em Saúde 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 22191 - O DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO POR PARES NA SAÚDE MATERNO-INFANTIL ÁLEX MOREIRA HERVAL - UFMG, DANIELLE PERUZZO DUMONT OLIVEIRA - UFMG, VIVIANE ELISÂNGELA GOMES - UFMG, ANDREA MARIA DUARTE VARGAS - UFMG
					
  
					Período de Realização Setembro a dezembro de 2017
  
 	Objeto da Experiência Identificar e formar mulheres da comunidade com experiência no cuidado de bebês para um trabalho educativo por pares.
  
 	Objetivos Apresentar e analisar as parcerias formadas para o desenvolvimento das etapas iniciais de um Programa de Educação em Saúde conduzido por pares.
  
 	Metodologia As equipes de Saúde da Família e o Conselho Local de Saúde de um bairro de Uberlândia (MG) foram contatados para que indicassem mulheres com perfil para realizar atividades de educação em saúde na comunidade. Após as indicações, todas as pessoas foram visitadas, informadas sobre o trabalho que seria iniciado na comunidade e convidadas a participar de três encontros. Esses momentos formativos ocorreram em uma unidade de saúde, pautaram-se em metodologias ativas e duraram quatro horas cada. 
  
 	Resultados As três equipes de Saúde da Família indicaram conjuntamente 23 mulheres, 3 compareceram à formação. O Conselho Local indicou 9 mulheres e 7 compareceram aos encontros. Após a formação, 5 mulheres permaneceram no estudo sendo 4 indicadas do conselho e uma das Equipes de Saúde. Os encontros foram fundamentais para reconhecer as potencialidades e as dificuldades das mulheres com a proposta educativa. Destacaram-se entre as dificuldades o medo de não saber ajudar com informações de qualidade.
  
 	Análise Crítica O desenvolvimento das parcerias com as Equipes e com o Conselho Local foi fundamental para identificar mulheres com potencial para atividades educativas por pares. As pessoas indicadas pelo Conselho de saúde mostraram maior afinidade com a proposta, uma vez que já estão empenhadas em melhorar a saúde da comunidade. O momento formativo participativo possibilitou revelar às mulheres o quanto elas são conhecedoras da saúde materno-infantil e suas potencialidades para realizar ações educativas. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações As parcerias formadas com as Equipes de Saúde e com o Conselho Local foram importantes para a identificação de mulheres com potencial para realizar atividades educativas por pares. Destacaram-se as indicações do Conselho Local, possivelmente por reconhecer na comunidade mulheres engajadas com a busca por melhorias para a comunidade. Os encontros formativos fortaleceram as mulheres indicadas ao valorizarem as suas experiências prévias.
					 |