26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13a - Educação e Formação em Saúde 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23638 - O CURSO DE FARMÁCIA E A APROXIMAÇÃO COM A SAÚDE COLETIVA DANIELLE TELES DA CRUZ - UFJF, GLENDA DE ALMEIDA AQUINO - UFJF, MARIANA MACEDO ALVIM - UFJF, MARÍLIA RIBEIRO BONANI PINTO - UFJF, ANDRESSA PAULA OLIVEIRA MACHADO - UFJF
					
  
					Período de Realização De março a dezembro de 2017 no curso de Farmácia (UFJF). 
  
 	Objeto da Experiência Atividades realizadas em conjunto com monitores, acadêmicos, residentes, mestrandos (curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e professores.
  
 	Objetivos Incentivar a aproximação dos alunos do curso de farmácia com os conteúdos da Saúde Coletiva, a partir da perspectiva de integração de diferentes olhares (acadêmicos, residentes e pós-graduandos), visando a inserção futura de profissionais comprometidos com a construção e fortalecimento do SUS. 
  
 	Metodologia O planejamento das atividades da disciplina e a busca por conteúdos e metodologias que despertassem o interesse dos alunos foi realizado considerando os diferentes olhares. Buscamos estratégias e materiais que fazem parte do cotidiano dos acadêmicos, como redes sociais, filmes, clipes de música, propagandas, documentários, reportagens e outros. Para a escolha desses, considerou-se a relação com o conteúdo a ser abordado, a criatividade e a perspectiva de um trabalho dinâmico e pró-ativo. 
  
 	Resultados O caráter lúdico e criativo das atividades propiciou maior interesse dos alunos, maior aproximação dos conteúdos teóricos com a realidade e o cotidiano que circundam os diversos atores sociais e a compreensão do SUS. As aulas se tornaram dinâmicas e o diálogo compartilhado assumiu posição central. A participação de residentes revelou aspectos da prática do serviço. Para os mestrandos, além do intercâmbio de conhecimento foi possível estimular a docência a partir de novas metodologias.
  
 	Análise Crítica Os profissionais farmacêuticos devem ser preparados para suprir as necessidades do sistema de saúde com conhecimentos e competências que viabilizem a implementação da assistência farmacêutica como política de saúde, a promoção do acesso e uso racional de medicamentos. A multiplicidade de olhares dos diferentes níveis de formação foi fundamental, possibilitou troca de conhecimentos e foi espelho para que os acadêmicos entenderem a importância da Saúde Coletiva para o serviço, docência e pesquisa.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Quebrar a forte cultura tecnicista e biologicista que envolve o curso de farmácia é tarefa complexa. O cuidado em saúde, preconizado nas novas diretrizes curriculares do Curso de Graduação em Farmácia, coloca em evidência a importância da apropriação de conhecimentos da Saúde Coletiva. A adoção de atividades como as descritas, enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e podem ser uma importante ferramenta para tal.
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