26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13b - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 2 |
26237 - NARRATIVAS DA PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO INTERNATO MÉDICO ADRIANA AMORIM DE FARIAS LEAL - UNIFACISA, EMANUELLA DE CASTRO MARCOLINO - UNIFACISA, MAYARA LIMA BARBOSA - UNIFACISA, MARIA BETÂNIA LINS DANTAS SIQUEIRA - UNIFACISA, SUELY DEYSNY DE MATOS CELINO - UNIFACISA, MARISA TORRES DE MOURA AGRA - UNIFACISA, ROUMAYNE FERNANDES VIEIRA ANDRADE - UNIFACISA
Período de Realização Realizou-se no ano de 2017, durante a realização do primeiro ano do internato médico.
Objeto da Experiência Construção de narrativas da prática pelos internos durante o período de estágio na área de saúde coletiva.
Objetivos Incentivar os estudantes durante o internato médico de saúde coletiva a narrar suas vivências práticas, oportunizando o exercício da observação e da escrita a partir das experiências e emoções vividas, seja no campo pessoal ou da formação profissional.
Metodologia Durante o ano de 2017, os estudantes do nono e décimo períodos realizaram o estágio final (internato) do curso de medicina da Unifacisa, localizada no município de Campina Grande-PB. Cada estudante foi inserido por seis semanas junto às equipes de saúde que atuam na estratégia saúde da família do referido município e, durante esse período foram orientados a escrever uma narrativa sobre uma das diversas experiências que vivenciaram durante o internato.
Resultados Ao final das seis semanas era realizado um momento de socialização para leitura e partilha das narrativas. Cada um ficava à vontade para narrar experiências tanto pessoais quanto profissionais. A leitura era realizada com os estudantes dispostos em círculo para favorecer que todos se escutassem e se olhassem. Foram partilhados relatos sobre pacientes, famílias, sobre a equipe, sobre a comunidade e sobre a vida ou conduta profissional de cada aluno.
Análise Crítica Dessa forma, foi possível observar que a partir da realização das diversas atividades preconizadas pela atenção básica, os estudantes puderam expressar o reconhecimento da aprendizagem sobre como trabalhar em equipe ou assistir o paciente com uma abordagem mais centrada na pessoa, e não no doente. Além disso, os estudantes enfatizaram a importância da formação na área da Saúde Coletiva, ampliando os conhecimentos sobre os desafios do processo saúde-doença.
Conclusões e/ou Recomendações De maneira geral, foram observados resultados positivos frente à utilização da narrativa como estratégia de ensino-aprendizagem e de auto-avaliação, empoderando o estudante a fazer sua própria constatação da importância do estudo da Saúde Coletiva na sua formação profissional, além de permitir que as diversas experiências individuais sejam partilhadas com os demais alunos, levando a uma reflexão mais crítica e humanística da realidade.
|