Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13c - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 3

22072 - EXPERIÊNCIAS DE PRECEPTORIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SÁUDE: UMA METASSUMARIZAÇÃO
AFONSO LUIS PUIG PEREIRA - FO-USP, LEONARDO CARNUT - UFMG, CELSO ZILBOVICIUS - FO-USP


Apresentação/Introdução
Em saúde, a literatura ainda é um pouco confusa quanto ao conceito de preceptor e seu papel na rede de serviços. Mesmo sob a prerrogativa de "ordenar a formação dos profissionais de saúde", o SUS ainda padece de uma concepção clara sobre as competências pedagógicas necessárias aos preceptores e como o exercício dessa atividade acontece de fato nas experiências concretas do dia-a-dia.


Objetivos
O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre as experiências de preceptoria na atenção primária à saúde como o intuito de catalogar os limites e possibilidades para a integração ensino-serviço-comunidade em nível de graduação.


Metodologia
Tratou-se de uma metassíntese qualitativa, classificada como "metassumarização" sobre o tema “preceptoria e atenção primária à saúde” realizada através no portal Bireme. Os descritores utilizados foram “preceptoria” e “atenção primária”. Após a busca exploratória, apenas artigos completos disponíveis, em idioma inglês, português e espanhol foram considerados na revisão. Após a leitura dos resumos dos artigos, apenas aqueles que relatavam uma experiência empírica sobre preceptoria foram incluídos na revisão.


Resultados
Do total de 181 estudos identificados na busca inicial, apenas 43 artigos eram “open access”. Destes, 31 tinham “preceptoria” como assunto principal e 32 artigos estava indexados no MedLine. Dentre os principais assuntos que os estudos trabalhavam encontravam-se: Educação em Enfermagem (7); Estudantes de Enfermagem (6); Medicina de Família e Comunidade (6); Educação em Odontologia (5); Educação de Graduação em Medicina (5); Internato e Residência (5); Estudantes de Odontologia (4); Ensino (4); Atitude do Pessoal de Saúde (4); Enfermagem (4); Medicina Geral (4); Estudantes de Medicina (3); Escolha da Profissão (3); Currículo (3); Estratégia Saúde da Família (3).



Conclusões/Considerações
A maior parte das experiencias se refere a inserção de estudantes de medicina na rede de serviços. Poucos tratam da capacitação pedagógica do profissional para receber os estudantes e trabalhar a prática assistencial qualificada. Há indícios de estudos que trabalham a avaliação educacional do estudante sob preceptoria, mas eles ainda significam uma parcela minoritária sendo uma lacuna para que pesquisadores se dediquem a essa temática de estudo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360