Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13c - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 3

23153 - CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA NO IFRJ CAMPUS REALENGO/RJ
VICTÓRIA SOUZA LIMA ARAÚJO DO ESPÍRITO SANTO - IFRJ, JULIANA VEIGA CAVALCANTI - IFRJ, MICHELLE GUIOT MESQUITA - IFRJ


Apresentação/Introdução
No estágio curricular de Fisioterapia no serviço de atenção básica propõe-se um modelo cuja atuação do fisioterapeuta deva estar em consonância com a Estratégia Saúde da Família e as propostas pautadas na Política Nacional de Atenção Básica. No IFRJ o currículo de graduação em fisioterapia propõe o estágio Supervisionado nesse nível de atenção à saúde no sexto período da formação do estudante.


Objetivos
Analisar a importância do estágio em fisioterapia na atenção básica para a formação em fisioterapia do IFRJ e o quanto contribuiu para a formação de fisioterapeutas de acordo com a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais de Fisioterapia (DCN).


Metodologia
Estudo observacional retrospectivo (HOCHMAN et al, 2005) cuja análise qualitativa dos dados foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que consistiu na leitura de 42 relatórios finais de Estágio I no período de 2012.2 a 2015.2. e posteriormente um processo de categorização que contemplasse o tema da pesquisa, para que se desenvolvessem as respostas para as seguintes perguntas norteadoras da análise: (1) “Qual a importância do estágio em fisioterapia na atenção básica para a formação dos acadêmicos do IFRJ campus Realengo/RJ?” e (2) “Quais as contribuições do estágio na atenção básica para a formação de fisioterapeutas de acordo com a proposta das DCN?”


Resultados
Na primeira pergunta as respostas apresentaram um misto de relatos que foram traduzidos nas categorias Crescimento Pessoal e Crescimento Profissional, e optou-se por construir um único DSC para a questão: “[R42] As experiências vivenciadas na Clinica da Família [Nildo Aguiar] representaram crescimento para além do âmbito profissional, perpassando o pessoal, a ética e a convivência interdisciplinar”. Quanto à segunda pergunta, por conter elementos mais complexos, foi dividida dentro das categorias criadas: Conhecimentos sobre SUS e atuação da fisioterapia na AB, Multiprofissionalidade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, Comunicação e Gerenciamento, Atenção à saúde.


Conclusões/Considerações
As respostas criadas a partir da leitura dos relatórios e categorização feita mostram o quanto, e como, os acadêmicos foram influenciados pelo estágio em fisioterapia na atenção básica, tanto em aspectos pessoais quanto profissionais. O estágio na atenção básica para os acadêmicos de fisioterapia do IFRJ parece ter conseguido contribuir com a formação em fisioterapia, aliadas as propostas das DCN’s e formação para o SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360