26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13d - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 4  | 
        
        
		  
					 
          				
						 28270 - CONSTRUINDO CONSENSOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO NOS CONSULTÓRIOS NA RUA ELAINE TEIXEIRA RABELLO - UERJ, MARCELO PEDRA MARTINA MACHADO - UERJ
					
  
					Apresentação/Introdução A questão da formação dos profissionais de saúde demanda um olhar no qual se desloque do eixo biomédico para o da atenção interdisciplinar. No caso dos trabalhadores que compõem os Consultórios na Rua (eCR), torna-se central o debate sobre a formação e qualificação, o que inclui analisar as competências necessárias para atuar nestas equipes de modo colaborativo e em rede. 
  
 	Objetivos Mapear e sistematizar as competências (a partir dos elementos de conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para a atuação de trabalhadores no Consultório na Rua, propondo uma síntese de macro competências para o trabalho nestas equipes.
  
 	Metodologia Este estudo utilizou duas estratégias de coleta e sistematização de dados, ambas em perspectiva qualitativa, realizadas em dois momentos. Os três grupos focais foram compostos por quinze profissionais, no total, das três equipes de Consultório na Rua atuantes no Distrito Federal. Em um segundo momento, foi realizada uma consulta técnica a experts em todo o território nacional, seguindo o Método Delphi. A partir dos elementos levantados pelos trabalhadores dos grupos focais, foi realizada uma consulta a 20 experts através do Método Delphi (via e-mail), objetivando a produção de consenso sobre as 30 elementos essenciais para compor as competências dos trabalhadores dos Consultórios na Rua.
  
 	Resultados O processo de sistematização produziu 3 dimensões gerais como proposta de orientação para uma formação baseada em competências neste campo: Clínica do Cuidado (Atenção integral à PSR - capacidade de articular aspectos biológicos, psicológicos e sociais); Processo de Trabalho (Organização e operação do processo de trabalho da eCR -  capacidade de organizar a gestão do processo de trabalho e da clínica e Trabalho em Rede (Organização, mediação e atenção em sistema de saúde pública e articulação das demais políticas públicas complementares ao trabalho da eCR - capacidade de promover abordagem integral do processo saúde-doença, alinhada às políticas públicas de atenção e gestão da assistência.
  
 	Conclusões/Considerações Considera-se que os elementos mapeados e as macro competências propostas podem colaborar na qualificação da formação de profissionais para o SUS, sobretudo no trabalho com das eCR, aproximando os modos de educar, as demandas concretas de saúde. Além disso, os elementos (conhecimentos, habilidades e atitudes) mapeados também podem subsidiar a construção de situações problema, inseridas na lógica da Aprendizagem Baseada em Problemas.
					 |