26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13e - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 5  | 
        
        
		  
					 
          				
						 22139 - A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE IST/HIV/HV MARIANA MAGALHÃES NÓBREGA - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, IFG, PATRÍCIA SILVA NUNES - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, IFG, FELIPE BITTENCOURT PIRES RAMOS - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, IFG, ISABELLA MOREIRA CARVALHO - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, IFG, WALLACE PINTO DA SILVA FILHO - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, IFG
					
  
					Período de Realização 31/07/2016 à 31/07/2017
  
 	Objeto da Experiência A formação educacional de estudantes do Instituto Federal De Goiás, na Área da saúde como multiplicadores de informações relacionadas às IST/HIV/HV .
  
 	Objetivos Proporcionar aos alunos do IFG o conhecimento teórico e a formação prática sobre as medidas de combate a infecção de IST/HIV/HV e o desenvolvimento de ações educacionais voltadas para a prevenção de IST/HIV/HV na população jovem do Instituto Federal de Goiás-IFG campus Águas Lindas de Goiás.
  
 	Metodologia A metodologia foi composta de revisão da literatura, oficinas com profissionais da saúde e a realização do atendimento, com testagem rápida, às comunidades interna e externa ao Campus do IFG no município de Águas Lindas. No atendimento a comunidade foi realizada a triagem com testes rápidos de hepatite B e C (os alunos executaram o teste e acolhimento dos participantes). Após o teste, o individuo recebia os resultados e aconselhamento pós-testes e obitinha informações sobre a prevenção de IST. 
  
 	Resultados O resultado foi o aprofundamento dos discentes na temática das IST/HIV/HV, e a formação destes como multiplicadores de informações dentro do contexto da população jovem. A ampliação do conhecimento da temática de prevenção às IST, com foco no HIV e HV, possibilitou momentos de educação em saúde entre os adolescentes do campus, e destes com a comunidade interna e externa do município de Águas Lindas de Goiás. Também foi possível trabalhar de forma integrada o ensino, a pesquisa e a extensão.
  
 	Análise Crítica Ao longo desse estudo, os estudantes relataram dificuldades que enfrentam sobre dúvidas relacionadas às IST, referiram a falta de espaços para dialogar sobre a temática nas escolas e no ambiente familiar e vergonha de irem às unidades de saúde adquirir preservativos por receio de preconceito, o que evidencia a importância da criação de espaços em que os jovens se sintam a vontade para dialogar sobre a saúde sexual e a multiplicação de informações em seus espaços de convivência.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A experiência relatada teve como protagonistas os estudantes que desenvolveram o projeto de iniciação cientifica sobre a temática de prevenção às IST. Assim, foi abordada uma perspectiva que integra todos os sujeitos, pois aproximou a escola, os estudantes e a comunidade. A escola mostrou-se um espaço favorável à propagação da educação sexual e possibilitou uma interação direta com a comunidade local por meio de momentos de educação em saúde.
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