26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13e - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 5  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23704 - AVALIAÇÃO DAS INICIATIVAS DE ENSINO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: O CASO DE FARMANGUINHOS GISELA - ENSP/FIOCRUZ, ELIZABETH MOREIRA DOS SANTOS - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, EGLEUBIA ANDRADE DE OLIVEIRA - INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA/UFRJ, DOLORES MARIA FRANCO DE ABREU - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CELITA ALMEIDA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, BEATRIZ SOARES - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, LETICIA BARBOSA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
					
  
					Apresentação/Introdução A incorporação de uma cultura avaliativa é essencial como suporte às políticas de capacitação de recursos humanos do SUS. O papel da formação no ambiente de produção e inovação tecnológica vem sendo problematizado no âmbito da avaliação. O Laboratório de Avaliação (LASER) da ENSP/Fiocruz, conduziu uma avaliação das iniciativas de formação do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).
  
 	Objetivos Avaliar a implementação dos processos de formação de Farmanguinhos, a saber: um mestrado profissional e dois cursos de especialização, procurando entender como os fatores do contexto organizacional e externo facilitam ou dificultam a implementação.
  
 	Metodologia Estudo de casos imbricados, utilizando abordagem colaborativa. A coleta de evidencias envolveu: revisão bibliográfica; análise documental; entrevistas semiestruturadas a docentes e coordenadores/gestores da unidade; e questionários online para discentes e egressos. 
 A análise compreendeu a apreciação estratégica e a apreciação da implementação, pelos componentes estruturais: proposta pedagógica, gestão acadêmica e infraestrutura logística, adaptados de Bezerra et al (2010). Estes foram problematizados segundo os domínios de translação do conhecimento (Potvin, 2015), adaptados de Clavier et al (2012), denominados nesta avaliação de Cognitivo-Pedagógico, Estratégico e Logístico-Acadêmico.
 
  
 	Resultados No domínio estratégico o mestrado profissional destaca-se por sua liderança na formação de pessoal qualificado com foco na inovação, gestão, propriedade intelectual. O curso TIF constitui a porta de entrada para a qualificação lato sensu. O de Fitomedicamentos tem projeto político-pedagógico bem definido e forte marca identitária. No domínio cognitivo-pedagógico, o curso Fitomedicamentos se estrutura sobre uma sólida base conceitual e metodológica, inserido em uma potente rede de parcerias nacionais e internacionais. O curso TIF empreendeu diferentes ajustes em sua grade programática. No domínio acadêmico-logístico os três cursos problematizaram as instalações e os limites orçamentários. 
  
 	Conclusões/Considerações O fortalecimento das iniciativas de formação supõe investimentos consistentes e contínuos à criação de um ambiente adequado ao desenvolvimento do setor e das demandas postas pelo mercado.  É preciso rever o alinhamento das disciplinas à expertise do corpo docente articulando melhor aos objetivos dos cursos. Sugere-se a melhoria nos processos de gestão de pessoas em ambiente de inovação a fim de acomodar as demandas dos processos formativos.
					 |