26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13f - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 6  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23149 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA:  SIGNIFICANDO UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS MICHELE NEVES MENESES - ANEPS, PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE, PPGENSAU/UFRGS, RAMONA FERNANDA CERIOTTI TOASSI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
					
  
					Apresentação/Introdução O trilhar da Educação Popular em Saúde (EPS) vem se desenhando por meio de ações desenvolvidas pelos movimentos sociais, profissionais de saúde, bem como durante a construção e efetivação do SUS. Em outubro de 2013, o Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) veio para sensibilizar e qualificar profissionais da saúde quanto aos aspectos teórico-metodológicos da EPS.
  
 	Objetivos Compreender o significado da experiência de formação no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), no extremo Sul do Brasil. 
  
 	Metodologia Trata-se de estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), realizado com ACS, ACE e gestores da cidade e do curso, sobre o significado da experiência do EdPopSUS. Os participantes da pesquisa são os 35 educandos que finalizaram o curso, em 2017, além dos gestores envolvidos. O método de amostragem utilizado é o da saturação. A coleta de dados inclui a realização de entrevistas semiestruturadas individuais, análise das cartas de expectativas inicial e final de cada educando e do material didático do curso. A interpretação do material textual utiliza a análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software ATLAS.ti. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFRGS.
  
 	Resultados Resultados parciais indicam que o curso trouxe aprofundamento de conhecimentos no âmbito da Promoção e Educação em Saúde, práticas fundamentais para os trabalhadores da Atenção Básica (AB). Evidencia, também, a importância dos saberes populares e ancestrais no diálogo com as comunidades, aproximando os profissionais de saúde da vida dessas pessoas. O cuidado em saúde trabalhado no curso articulou práticas integrativas, populares e complementares, buscando o entendimento de que todos somos cuidadores, ou seja, tecedores na produção de conhecimentos compartilhados. O curso possibilitou, ainda, um resgate da importância dos profissionais da AB para a consolidação do SUS, em especial ACS e ACE. 
  
 	Conclusões/Considerações Resultados iniciais expressam a importância de aprendizagens baseadas em metodologias ativas e participativas, que incluem os saberes populares em todo processo do aprender, como a vivenciada pelo EdPopSUS. São metodologias que vêm contribuindo significativamente com novos elementos para a implantação da PNEPS-SUS e da qualificação profissional dos trabalhadores do SUS, componente fundamental nas melhorias dos serviços de saúde pública no Brasil
					 |