Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13f - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 6

27436 - APERFEIÇOANDO O APRENDIZADO PARA FORMAÇÃO POLÍTICA DE TRABALHADORES NA ÁREA DA SAÚDE
PAULA ETLINGER - APSP, ÁQUILAS MENDES - FSP-USP, LEONARDO CARNUT - UFMG, VIRGÍNIA JUNQUEIRA - UNIFESP-BAIXADA SANTISTA, HELTON SARAGOR BASTOS - FSP-USP, JOSÉ ALEXANDRE BUSO WEILLER - APSP, LÚCIA DIAS DA SILVA GUERRA - PUC-SP, BRUNNA VERNA CASTRO GONDINHO - FOP-UNICAMP, CLEBER HENRIQUE DE MELO - UNIFESP, KÉRCIA ROCHA ANDRADE - PUC-SP


Apresentação/Introdução
A formação política na perspectiva marxista é uma proposta que pode contribuir com movimentos de resistência dos trabalhadores do SUS diante dos vários golpes sofridos. Todavia, uma formação que busca a emancipação do trabalhador ainda é um desafio e desta forma há necessidade de investigar propostas de melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.


Objetivos
Analisar as propostas de melhorias sugeridas pelos discentes de um Curso de Formação Política em Saúde.


Metodologia
Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa. Foi realizada uma entrevista não-estruturada e solicitado aos 17 trabalhadores discentes responder à pergunta: “Descreva as suas sugestões para aperfeiçoar o nosso curso”. Foi utilizado a Análise de Conteúdo Clássica, do tipo frequencial, para realizar a análise dos dados. As unidades de análise textual foram as “proposições”. Este tipo de análise apresenta-se como a mais apropriada para uma primeira aproximação com o conteúdo, visando uma interpretação textual inicial.


Resultados
A partir do conteúdo das respostas identificou-se 23 proposições, emergindo 9 categorias temáticas por semelhança léxico-semântica. A categoria mais frequente foi a “O tempo é sempre o mais difícil” com sete proposições, 30,43% do total. Dessa categoria puderam ser observadas subcategorias impactadas pelo tempo: intervenção dos facilitadores, debate em sala e leitura dos textos. Outras categorias frequentes foram: “Acredito ser possível articular as aulas com esses outros formatos também.” com 5 proposições (21,73%) e “Compartilhar os conteúdos discutidos nos encontros anteriores”, “Sugestões de leituras extras” e “garantir continuidade da formação” que tiveram duas proposições cada (8,7%).


Conclusões/Considerações
O tempo foi um elemento transversal nas proposições e esteve relacionado com elementos importantes das metodologias ativas: a leitura em sala, discussão dos grupos e síntese dos facilitadores. Não houve nenhuma proposição contrária à metodologia ativa, mas outras metodologias foram apontadas, inclusive a tradicional expositiva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360