26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13j - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 10 |
27097 - MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DANIEL GOULART RIGOTTI - PUC-CAMPINAS, GABRIELLA GUIMARÃES E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ-MG, JULIANA DOS SANTOS CORBETT - FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS, MILENA SERENINI BERNARDES - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS-MG, PAULA MARTINS SANTUCCI - PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRINQUE-SP, NARA FABIANA MARIANO SANTOS MATTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU-SE, DIGIANE RAPHAELA MARTINS - COLETIVO DE ESTUDOS E APOIO PAIDEIA DA FCM-UNICAMP
Período de Realização A experiência foi desenvolvida no período do curso, de março de 2014 à fevereiro de 2016.
Objeto da Experiência O objeto da experiência foram os relatos dos autores como alunos do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: Política e Gestão em Saúde da Unicamp.
Objetivos Descrever e analisar experiências e vivências dos alunos da terceira turma deste Mestrado Profissional quanto às mudanças produzidas por estas experiências em seu cotidiano como trabalhadores e pesquisadores do SUS, apontando para potencialidades desta modalidade de ensino-pesquisa-intervenção.
Metodologia Sistematização de relatos pessoais dos autores, egressos da terceira turma do MP em Saúde Coletiva: Política e Gestão em Saúde da Unicamp, a partir de discussões extracurriculares sobre as diferentes experiências dos trabalhadores-pesquisadores durante o período do MP. Descrevem como a inserção no MP produziu transformações em seu cotidiano de trabalho e na relação com o meio acadêmico, destacando o caráter eminentemente teórico-prático do percurso relatado.
Resultados Importante ressignificação do trabalho em saúde pois, com a percepção ampliada das diferentes realidades, observou-se maior compreensão dos processos de trabalho e resolutividade adquiridas com as trocas de experiências dentro e fora de sala. Ampliação de visão crítica sobre o SUS como trabalho e política e, dando continuidade de um processo dialético entre o fazer e o saber, diversos egressos seguiram para cursos de doutorado e/ou participação em grupos de pesquisa em universidades.
Análise Crítica A inserção no MP possibilitou aos alunos lançarem novos olhares para o trabalho no SUS, e evidenciaram contradições inerentes à política e aos modos de fazer. A ressignificação do trabalho e percepção da política reafirma a necessidade de afastar-se do cotidiano para conseguir compreendê-lo de forma mais ampliada, e como este cotidiano tem, ao contrário do previsto, produzido alienações. A busca por novos sentidos é um passo fundamental para tomada de consciência da realidade e suas contradições.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que o MP possibilita a qualificação profissional para o SUS pelo estímulo ao pensamento crítico, e fortalece a política em sua razão de produzir relações de cuidado em saúde para o desenvolvimento de sujeitos mais autônomos. Além disso, percebeu-se a necessidade da valorização das experiências profissionais dos pesquisadores no MP e do incentivo para a produção de materiais teórico-práticos que transcendam os limites acadêmicos.
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