26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13k - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 11 |
21462 - O USO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA – CONTRIBUINDO COM A INTEGRALIDADE DO CUIDADO LENITA BARRETO LORENA CLARO - UFF, ANNA ALICE AMORIM MENDES - UFF
Período de Realização março de 2012 a dezembro de 2017
Objeto da Experiência Utilização da abordagem narrativa como ferramenta didática para estudantes do quinto período do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense.
Objetivos A competência narrativa envolve a habilidade de ouvir, compreender, interpretar e narrar. Contribui para a prática reflexiva e empática da medicina ao valorizar a perspectiva dos pacientes na compreensão do processo de adoecimento e cuidado.
Metodologia Semanalmente, cada aluno entrevista um paciente do hospital, guiado por um roteiro flexível e elabora uma narrativa sobre o encontro. Esta inclui o relato do paciente, suas impressões sobre o mesmo e seus sentimentos e efeitos da entrevista sobre si próprio. A seguir, é convidado a compartilhar suas experiências em pequenos grupos, o que gera debates com toda a turma e as professoras. Foi realizada a análise do conteúdo das narrativas produzidas durante os cinco anos da experiência.
Resultados A análise das narrativas destacou alguns temas: a admiração pelos pacientes por sua postura diante da doença e generosidade; a insegurança e inibição inicial para abordar os pacientes, com temor de incomodá-los; o desenvolvimento gradual das habilidades de abordagem e comunicação; dificuldades em lidar com o sofrimento e com a expressão de emoções por parte dos pacientes; compreensão dos problemas e experiências do ponto de vista dos pacientes; estabelecimento de vínculos afetivos com os mesmos.
Análise Crítica Foi observada uma grande adesão dos estudantes à proposta e um investimento crescente na construção das narrativas. Na fase do curso em que iniciam o contato direto com os pacientes hospitalizados, as entrevistas possibilitaram o aprofundamento dessa interação, conhecendo suas histórias e compreendendo suas perspectivas. Por outro lado, a expressão por meio das narrativas e seu compartilhamento ajudaram-nos a elaborar os conflitos vinculados a esse momento da formação.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência relatada mostra a relevância da abordagem narrativa como facilitadora do autoconhecimento, reflexão, desenvolvimento de habilidades empáticas e de comunicação e da capacidade de identificar e lidar com as emoções do outro e as próprias. Recomendamos sua incorporação à formação médica, tendo em vista formar profissionais aptos para valorizar a perspectiva e dos pacientes e propiciar a estes um cuidado integral.
|