27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13p - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 16  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25730 - AMPLIANDO OLHARES: INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES) GABRIEL TREVIZAN CORRÊA - UNIVATES, LUCIANE MARIA PILOTTO - UNIVATES, ANDREAS RUCKS VARVAKI RADOS - UNIVATES, LUANY POSSEBOM DOS SANTOS - UNIVATES, CAMILA TROIAN - UNIVATES, CARLA MORETTO - UNIVATES, MAURÍCIO FERNANDO NUNES TEIXEIRA - UNIVATES
					
  
					Período de Realização Do segundo semestre de 2015 (primeira turma da Odonto) até o segundo semestre de 2017.
  
 	Objeto da Experiência Inserção e participação do curso de Odontologia na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), um serviço-escola da Univates.
  
 	Objetivos Apresentar aspectos marcantes da formação do cirurgião-dentista na Univates durante o primeiro semestre do curso, com ênfase nos processos interdisciplinares com vistas à integralidade da atenção, ocorridos durante formação em serviço, segundo a vivência de professores e estudantes.
  
 	Metodologia Na Cures, docentes, estudantes e supervisores de nove cursos da área da saúde e da Pedagogia desenvolvem atividades práticas vinculadas a disciplinas e estágios curriculares, na lógica do trabalho interdisciplinar com grupos multidisciplinares. As principais atividades realizadas foram o acolhimento dos usuários encaminhados pela rede regional e de suas equipes de referência, grupos de educação e promoção à saúde, reuniões de equipe para planejamento e discussão dos casos e apoio matricial.
  
 	Resultados Os estudantes puderam desenvolver as seguintes habilidades: ética (sigilo e evolução de prontuários), acolhimento, escuta qualificada, construção de vínculo, respeito à singularidade do sujeito, autonomia, comunicação e trabalho em equipe. Por se encontrarem no primeiro módulo do curso, dúvidas, ansiedade e insegurança foram relatados, sentimentos que aos poucos foram cedendo espaço para a satisfação de vivenciarem a humanização e a integralidade do cuidado.
  
 	Análise Crítica Apesar de estarem iniciando sua trajetória acadêmica, os estudantes participaram das atividades do serviço-escola de maneira satisfatória. Ao compor a matriz curricular do curso, a Cures tem contribuído para o rompimento com a formação predominantemente voltada para a Odontologia “dos desejos e das vaidades”, direcionando-a para o paradigma de Promoção da Saúde e da Clínica Ampliada, de modo a fortalecer os princípios de integralidade da assistência e de preservação da autonomia das pessoas.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Na experiência relatada, a interdisciplinaridade vem contribuindo para a formação do cirurgião-dentista, no sentido de capacitá-lo a atender as demandas do sujeito, respeitando sua subjetividade e ampliando o olhar para além das especificidades da área. Assim, espaços de aprendizagem em serviço com a participação de diversos cursos são recomendados a fazerem parte dos projetos pedagógicos dos cursos de Odontologia e da área da saúde.
					 |