27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13p - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 16 |
27769 - “VI COM OUTROS OLHOS O NUTRICIONISTA, O CAMPO DE TRABALHO, AS PESSOAS E A MIM MESMA”: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO PET-GRADUASUS GIANE MOLIARI AMARAL SERRA - UNIRIO, THAIS SALEMA NOGUEIRA DE SOUZA - UNIRIO, ANNELISE GUIMARÃES - UNIRIO, CAMILA MOREIRA - UNIRIO, ELIZANGELA AZEVEDO - UNIRIO, GABRIELLE SANTOS - UNIRIO, RAYANE CABRAL - UNIRIO, VIVIANE SOUZA - UNIRIO
Período de Realização As atividades do Grupo Nutrição do PET-graduaSUS ocorrem desde maio de 2016 e ainda estão em curso.
Objeto da Experiência O projeto pretende qualificar a formação de estudantes de Nutrição no contexto do SUS, oportunizando experiências junto aos serviços e comunidades.
Objetivos Apresentar uma análise de narrativas escritas por estudantes de Nutrição sobre os sentidos e significados das experiências vivenciadas no PET-GraduaSUS para sua formação. As narrativas escritas se configuram como espaço de reflexão dos estudantes e método de avaliação no processo de formação.
Metodologia As ações do grupo de Nutrição se desenvolvem nas Unidades Básicas de Saúde: Dr. Albert Sabin e Rinaldo De Lamare, localizadas na Rocinha e Santa Martha, em Botafogo. Este relato se baseou na análise de narrativas autoreflexivas escritas por seis estudantes de Nutrição de diferentes períodos letivos, que desde maio de 2016 estão imersas no cotidiano de trabalho de nutricionistas que atuam em Núcleos de Saúde da Família, realizando desde interconsultas, à visitas domiciliares e reuniões de equipe.
Resultados Segundo as narrativas, o SUS era ineficiente, porém com a inserção no campo essa percepção se transformou. O trabalho do nutricionista na atenção básica foi considerado complexo, por demandar conhecimentos de diversas áreas. O mapeamento do território foi relevante para conhecer a comunidade e adequar condutas. Relataram a ampliação de habilidades de escuta, comunicação, empatia e respeito as diferenças. Destacaram que experiência prática foi essencial para dar sentido as teorias aprendidas.
Análise Crítica As estudantes perceberam que a formação em Nutrição se dá de forma fragmentada e reducionista, com disciplinas e conteúdos que não se integram e que estão desconectadas da realidade de vida da população e do mundo do trabalho. Portanto, a formação deve pautar-se na visão ampliada sobre o campo da alimentação e da nutrição, na criticidade da realidade social, na articulação teoria-prática, no (re)pensar-fazer da atuação profissional, com vistas a buscar novas práticas de ensino e formação.
Conclusões e/ou Recomendações O PET-GraduaSUS tem transformado a experiência dos estudantes, pois integra aprendizagens acadêmicas, profissionais e pessoais. As narrativas permitiram perceber a importância da prática e do protagonismo do estudante em sua formação. Além disso, conferiu sentido aos conhecimentos aprendidos no curso e ampliou o desejo de atuar no SUS, na perspectiva da promoção da saúde. O PET deve ser mantido enquanto política pública de formação em saúde.
|