Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13q - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 17

24480 - A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA POR RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS DA ÊNFASE HOSPITALAR
CAROLINA RIBEIRO ANELE - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – PREMUS/HSL, PAULA FÁTIMA MOURA DOS SANTOS - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – PREMUS/HSL, RENATA KELLY DE OLIVEIRA SOARES - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – PREMUS/HSL, BÁRBARA TOGNI FARINA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – PREMUS/HSL, RANULFO CAVALARI NETO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – PREMUS/HSL


Período de Realização
A experiência descrita ocorreu durante o mês de junho de 2016.



Objeto da Experiência
O aprendizado alcançado por meio de estágio na atenção básica de residentes multiprofissionais inseridos na atenção terciária.



Objetivos
Aprimorar a percepção do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de residentes a partir da mudança do cenário prático através do estágio curricular.



Metodologia
Relato de experiência de residentes de um hospital universitário do sul do país. O grupo era composto por residentes de enfermagem, educação física, fisioterapia, nutrição e serviço social, da ênfase saúde da criança e do adolescente, que foram inseridos em diferentes espaços da atenção primária. O estágio curricular foi realizado durante 30 dias, no segundo ano da residência a partir do vínculo universitário junto a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.


Resultados
O grupo teve acesso a diferentes espaços da atenção primária, como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Gerência Distrital, Unidades de Saúde e Programa de Saúde na Escola,vinculado às próprias Unidades de Saúde, bem como participaram dos conselhos municipais de saúde e outros espaços de discussão. A partir da vivência, pôde-se perceber o quão complexo é o cotidiano da atenção primária e quanto o estabelecimento de redes é fundamental para a continuidade do cuidado de forma efetiva.


Análise Crítica
As residências em saúde permitem a inserção de profissionais em áreas prioritárias, promovendo a educação através do trabalho em diferentes espaços de, com base nos princípios e diretrizes do SUS. No entanto, parte das residências hospitalares enfatizam uma formação tecnicista, historicamente baseada no cuidado fragmentado do sujeito, contrapondo a um processo de cuidado integral e compartilhado. Nesse contexto, a atenção primária favorece a discussão sobre a integralidade do cuidado.



Conclusões e/ou Recomendações
A experiência na atenção primária contribuiu para o desenvolvimento de competências que permitiram aos residentes adquirirem habilidades para a articulação dos diferentes níveis de atenção à saúde conforme os processos de referência e contra-referência, aprimorando assim, a formação para o SUS. Houve o rompimento por parte dos residentes de uma lógica hospitalar que é voltada a um modelo biomédico e, por vezes, internalizada nos profissionais.

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