Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13q - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 17

25929 - JOGOS DIDÁTICOS: UMA METODOLOGIA ATIVA COMO RECURSO DE ENSINO EM SAÚDE COLETIVA.
JÚLIA ARAÚJO PEREZ - UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS, RAFAELA PRATES SANTANA - UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS, RAFAELA SANTOS FREITAS - UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS, MATHEUS FAGUNDES SILVA BARRETO - UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS, MEIRELAYNE BORGES DUARTE - UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS


Período de Realização
Projeto elaborado entre os meses de agosto e novembro de 2017.


Objeto da Experiência
Jogo sobre Legislação Básica do SUS, elaborado em atividade avaliativa da disciplina Saúde Coletiva no curso de Medicina da Universidade Salvador.


Objetivos
Elaborar um jogo didático sobre a Legislação Básica do SUS, para tornar lúdico o processo de aprendizagem do conteúdo em questão na disciplina de Saúde Coletiva.


Metodologia
Projeto desenvolvido com uso da gamificação, metodologia ativa que utiliza dispositivos de jogos, construído pelos autores. Elaborado a partir de publicações do Ministério da Saúde1 incluindo a Constituição Federal de 1988, as Leis 8080/90 e 8142/90, a Norma Operacional Básica - NOB 01/1996 e a Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS 01/2002 e o Decreto 7508/2011. Foram incluídas leis promulgadas de 1988 a 1990 e portarias publicadas de 2002 a 2006 que compõem a legislação básica do SUS.


Resultados
Foi confeccionado um jogo, nomeado pelos autores como GiraSUS, que tem como objetivo facilitar o aprendizado da legislação básica do SUS pelos estudantes dos cursos da área de saúde na disciplina Saúde Coletiva. O jogo conta com um tabuleiro, uma roleta, manual de instruções, 70 cartas de perguntas e livro de respostas. Para jogar são necessários de 2 a 6 participantes que, através da roleta, deverão sortear um tema e responder à pergunta.


Análise Crítica
Com influência da comunicação no aprendizado e a percepção do estudante sobre o tema como relevante2, o jogo associa ludicidade na construção do conhecimento, incentiva o aluno, facilita o aprendizado e desperta interesse pelo assunto.


Conclusões e/ou Recomendações
O jogo elaborado poderá ser utilizado por todos os cursos da área de Saúde na instituição de origem e em outras instituições de ensino superior. Pretende-se levar adiante a discussão sobre a gamificação como metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem, com a finalidade de promover a consolidação do conteúdo abordado de forma mais prática e fácil.

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26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

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