27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13u - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 21 |
24777 - CÍRCULO DE CULTURA COM JOVENS: CONTRIBUIÇÃO DE ESCOLARES PARA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ANA OSMARINA QUARIGUASI MAGALHÃES FROTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, JÉSSICA ANDRESSA SOARES DE CARVALHO - EFSFVS, MARIA CLARICIANE CABRAL ALMEIDA - EFSFVS, MARGARIDA ANGÉLICA DE FREITAS - EFSFVS, MARIA ADELANE MONTEIRO DA SILVA - UVA
Apresentação/Introdução A Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente ressalta a importância das ações de promoção da saúde na perspectiva de mudanças que reflitam em condições de vida saudável (Brasil, 2007). Na abordagem aos jovens a educação popular em saúde mediada pelo uso das metodologias participativas tem a possibilidade de estimular a disseminação dos saberes e práticas em saúde no cotidiano deles.
Objetivos Esse estudo tem como objetivos fortalecer as ações para a promoção da saúde dos jovens escolares do curso técnico em enfermagem. E estimular a implicação desses jovens na melhoria das ações de promoção da saúde na Estratégia Saúde da Família.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa. Desenvolvida nos meses de outubro a dezembro de 2016, no município de Sobral – CE, em uma Escola Estadual de Educação Profissional e no CSF. Os participantes do estudo eram alunos do 3º ano da Escola, do curso Técnico em Enfermagem. Na coleta de dados foram utilizados a observação participante aberta, o diário de campo, registros fotográficos e gravação. Nas intervenções foram realizadas oficinas, fundamentadas no Método de Paulo Freire, o Círculo de Cultura. Empregou-se a análise temática na análise das informações. A avaliação foi realizada no decorrer da intervenção. Totalizaram-se 14 encontros com a participação dos jovens.
Resultados Diante do universo de palavras e assuntos pertinentes trazidos em discussão pelos escolares, as palavras elencadas foram: gravidez, violência e futuro. De posse dessas palavras e baseados nos encontros e discussões realizadas foi possível elencar três temáticas a serem trabalhadas as quais foram, a violência, a gravidez na adolescência e projeto de vida. No segundo momento da intervenção aconteceram as oficinas temáticas, baseadas na perspectiva do Círculo de Cultura. Após as oficinas houve uma roda de conversa, resultando em propostas de aproximação da escola e de outros espaços da comunidade por parte dos profissionais dos serviços de saúde, utilizando metodologias participativas.
Conclusões/Considerações O uso do Círculo de Cultura facilitou a aprendizagem ao proporcionar um espaço de diálogo em que os jovens puderam refletir, expressar-se e sugerir, valorizando suas potencialidades, isso resultou na evolução de suas capacidades em buscar informações para atender as suas necessidades, tomar decisões, enfrentar e resolver problemas. As propostas sugeridas deverão ser implementadas de modo a melhorar a atenção à saúde dos jovens.
|