28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13v - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 22 |
22908 - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E CULTURA DE PAZ): RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE SAÚDE COLETIVA EM MARABÁ-PA. CARLOS PODALIRIO BORGES ALMEIDA, - UNIFESSPA, BRUNO DE OLIVEIRA BRITO, - UNIFESSPA, HEIDYAN ACÁCIA LIMA MENEZES - UNIFESSPA, RAFAEL MORAES FERREIRA, - UNIFESSPA, ANA CRISTINA VIANA CAMPOS, - UNIFESSPA
Período de Realização As ações do projeto foram desenvolvidas no segundo semestre de 2017.
Objeto da Experiência Educação em saúde através de ações para prevenir o Bullying nas escolas públicas de Marabá/PA com as turmas de 1° ao 5° ano.
Objetivos Sensibilizar sobre as formas, práticas e consequências do Bullying, com o objetivo de promover à cidadania e cultura de paz no contexto escolar, assim proporcionando à qualidade de vida e saúde, e tentar inibir à violência no ambiente escolar, familiar e social.
Metodologia As ações no programa saúde na escola, foram realizadas em 4 escolas, cerca de 150 alunos com a faixa etária de 6 a 14 anos participaram das ações. Os trabalhos foram desenvolvidos com a aplicação de dinâmicas, diálogos, atividades com desenhos e cartazes, com objetivo de trazer à discussão sobre o Bullying de forma lúdica e participativa de modo que os alunos pudessem refletir sobre a importância da tolerância e aceitação, respeitando as diferenças do próximo.
Resultados Durante as ações um número expressivo de alunos participou das atividades. No entanto, alguns escolares não deram à atenção devida e fizeram comentários e brincadeiras grosseiras, houve relatos de alunos que sofriam Bullying pelos colegas e professores. Após os relatos de alguns, alunos surgiram questionamentos sobre o que eles deveriam fazer em relação a tal situação, e orientou-se que eles deveriam procurar à direção da escola para que fosse tomada uma atitude com o praticante e o Bullying.
Análise Crítica Foi observado nas escolas visitadas que o Bullying é frequente e que os professores não tinham um treinamento adequado para lidar com certas situações no ambiente escolar. Percebeu-se que durante as ações realizadas por meio de dinâmica que envolveu os alunos, que por mais que os escolares tivessem uma noção do que seria o Bullying, eles não têm dimensão do quão grave ele se torna para quem o pratica e para quem o sofre.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto proporcionou aos alunos entendimentos sobre seus direitos e destacou que eles são capazes de construir um ambiente harmônico para estudarem. No decorrer das ações os alunos tiveram oportunidade de compreender melhor o tema, para que a partir de então, eles possam aplicar em suas ações o que foi aprendido com o objetivo de ter relações saudáveis nas escolas e fora delas, a fim de minimizar os efeitos da prática do Bullying.
|