28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13v - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 22 |
23367 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE DANIELLE TELES DA CRUZ - UFJF, GLENDA DE ALMEIDA AQUINO - UFJF, POLYANA CARVALHO DA SILVA - UFJF, MARINA MONTEIRO DE CASTRO E CASTRO - UFJF
Período de Realização Atuação na Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto – HU/UFJF – Março/2016 a fevereiro/2018.
Objeto da Experiência Promoção da formação profissional voltada para atuação no Sistema Único de Saúde através da integração ensino-serviço-comunidade.
Objetivos Apresentar e tecer reflexões acerca da formação em saúde na residência multiprofissional; contribuir para demonstrar a relevância da qualificação dos profissionais da saúde preparados para atuar no SUS, mediante o reconhecimento das realidades e necessidades locais e regionais de saúde.
Metodologia Atuação nas Unidades Básicas de Saúde e Ambulatórios do Hospital Universitário da UFJF, com realização pelas equipes multiprofissionais de grupos de educação em saúde e auto- cuidado, salas de espera e orientações específicas, conforme as necessidades dos pacientes. As temáticas abordadas foram: carta dos direitos dos usuários do SUS, importância da atividade física, DST/AIDS, alimentação saudável, direitos dos idosos, automedicação, hanseníase, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros
Resultados Reconhecimento pelos residentes da importância do acolhimento, como um momento de escuta qualificada das demandas trazidas pela população que buscam os serviços. Promoção do fortalecimento do vínculo dos usuários entre si e com a equipe; estímulo à participação popular, maior adesão ao tratamento; ampliação da autonomia dos usuários, a partir da compreensão da sua própria condição de saúde; além de reforçar a educação em saúde como estratégia de enfrentamento dos problemas de saúde.
Análise Crítica A possibilidade de atuação nos níveis primários e secundário de atenção à saúde junto a uma equipe multiprofissional através da residência, proporcionou uma rica experiência ao lidar com a diversidade através de diferentes olhares profissionais, com o reconhecimento de distintas necessidades em saúde e percepção do paciente como um sujeito integral e ativo no processo saúde-adoecimento.
Conclusões e/ou Recomendações Entendemos que a residência multiprofissional contribui para a formação de profissionais capacitados à atuar no SUS, e de multiplicadores de ferramentas teórico práticas efetivas no cuidado em saúde. A estratégia de educação em saúde deve compor o processo formativo das residências, tendo em vista suas potencialidades para escuta, criação de vínculos e transformação nas condições de saúde dos usuários.
|