28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13x - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 24 |
25741 - CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA INSTITUCIONAL ENTRE A GESTÃO E A CIENCIA E TECNOLOGIA EDILENE DE MENEZES PEREIRA - EPSJV/FIOCRUZ, FELIPE BAGATOLI SILVEIRA ARJONA - EPSJV/FIOCRUZ, PRISCILA ALMEIDA FARIA - EPSJV/FIOCRUZ, GRACIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - EPSJV/FIOCRUZ, MAURÍCIO MONKEN - EPSJV/FIOCRUZ, IEDA DA COSTA BARBOSA - EPSJV/FIOCRUZ, GLADYS MIASHIRO MIYASHIRO - EPSJV/FIOCRUZ, MARTA GOMES DA FONSECA RIBEIRO - EPSJV/FIOCRUZ, MERCIA MARIA DOS SANTOS - EPSJV/FIOCRUZ, LÁSARO LINHARES STEPHANELLI - EPSJV/FIOCRUZ
Período de Realização O Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVISAU) é desenvolvido desde 2012 até o momento.
Objeto da Experiência O CTVISAU é desenvolvido através da parceria entre a EPSJV/Fiocruz e a Secretaria Municipal Saúde do Rio de Janeiro para formar trabalhadores do SUS.
Objetivos Tem como objetivo qualificar a força de trabalho de nível médio da Vigilância em Saúde de modo que possam refletir sobre sua existência e a totalidade, resolver problemas, intervir sobre a realidade e desenvolver ações compatíveis com o seu processo de trabalho e as necessidades do SUS.
Metodologia Inspirada no currículo integrado articula conteúdos da formação geral e técnica e tem o trabalho e a pesquisa como princípio educativo, viabilizando o desenvolvimento de projetos para integrar o conhecimento e proporcionar a aprendizagem significativa. Os temas são articulados por um trabalho de investigação no campo, que busca através do processo de territorialização, caracterizar as condições de vida e saúde, a história do lugar, a cultura, os problemas e potencialidades do território.
Resultados Foram formadas 12 turmas (320 técnicos) e 4 (140 alunos) encontram-se em andamento neste ano. Estes desenvolveram 49 Diagnósticos das Condições de Vida e Situação de Saúde de territórios da Estratégia da Saúde da Família no município do Rio de Janeiro, onde os alunos/trabalhadores atuam aproximando-os, portanto, de uma visão mais crítica do cotidiano e proporcionando uma resignificação das práticas, das condições de vida e saúde do território.
Análise Crítica O Curso possui em sua estrutura pedagógica a proposta de uma organização institucional que busca articular de forma dinâmica e sistemática trabalho e ensino, teoria e prática, ensino e comunidade. As relações entre trabalho e ensino, entre os problemas e suas possibilidades de solução devem sempre, estar remetidas às características socioculturais do território em que este processo se desenvolve.
Conclusões e/ou Recomendações Aponta-se como desafio articular as diferentes bases epistemológicas e tecnológicas que conformam o conhecimento, o processo de trabalho e as práticas dessa área, na perspectiva de integrá-las de forma inter e transdiciplinar, construindo sentidos e significados para o aluno, o professor, o processo formativo, a escola e o SUS.
|