28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13y - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 25  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23491 - GINCANA ROTINA DA SAÚDE: PEQUENAS BRINCADEIRAS, GRANDES APRENDIZADOS NATAN PINTO DO NASCIMENTO - UPF, BRUNA SORENSEN - UPF, GABRIELA WOLL DIAS - UPF, ISABEL CRISTINA REINHEIMER - UPF, IZAMARA ROSTIROLLA - UPF, DANIELI DE CRISTO - UPF, CARLA ANDRÉA KERBER - UPF, ALESSANDRA RODRIGUES MOREIRA DE CASTRO - HCPF, MARISA BASEGIO CARRETTA DINIZ - HCPF
					
  
					Período de Realização A ação foi executada no segundo semestre de 2017 com duração de um turno.
  
 	Objeto da Experiência Realizar Gincana em Saúde com foco em doenças cardiovasculares para alunos do ensino fundamental de uma escola púbica do norte do Rio Grande do Sul.
  
 	Objetivos Desenvolver atividade de promoção e prevenção em saúde cardiovascular com crianças no ambiente escolar; promover educação em saúde utilizando a ludicidade como forma de trabalho; e, estimular senso crítico perante hábitos de vida, sensibilizando os participantes sobre a importância do autocuidado.
  
 	Metodologia Participaram 17 alunos (meninos e meninas) do 5° ano do ensino fundamental. Inicialmente foi proposto aos participantes formar dois grupos por afinidade, após foram propostas seis atividades de competição que procuravam problematizar rotinas diárias de alimentação e exercício físico. Ao final, todos receberam um squeeze como premiação por participação com intuito de reforçar o consumo de água. Ainda, cada integrante recebeu uma medalha de primeiro e segundo lugar na I Gincana Rotina da Saúde.
  
 	Resultados Observou-se que as crianças apresentam capacidade de reflexão e senso crítico sobre alimentação, atividade física e de autocuidado, estendendo também para os hábitos prejudiciais à saúde vivenciados na família. Em relação aos alimentos, notou-se dificuldade nas crianças em compreender e assimilar a composição destes. Ainda, identificou-se a falta de conhecimento dos participantes sobre a quantidade de sal e açúcar contida nos alimentos consumidos diariamente.
  
 	Análise Crítica Por meio das brincadeiras e atividades físicas os alunos puderam vivenciar e problematizar situações que abordavam a importância dos cuidados alimentares, da atividade física, além de aprender e refletir sobre benefícios e malefícios de alguns componentes alimentares com o sódio, os açúcares e gorduras. Foi criado espaço de socialização de conhecimentos prévios, que fortalecidos pela atividade, acredita-se contribuir para mudança de hábitos de cuidado, com reflexo, inclusive, nos familiares.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Pode-se concluir através da realização desta atividade que há uma lacuna entre a ingesta de alimentos industrializados e o entendimento dos riscos à saúde causados por estes. Assim, entende-se que é necessário e de fundamental importância conscientizar a população, desde a infância, sobre os alimentos ingeridos diariamente, reforçando hábitos alimentares saudáveis e realização de atividade física que contribua para uma vida saudável.
					 |