28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13y - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 25 |
25467 - PETGRADUASUS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE JAMILLY KATIELEN MACHADO FLORIANO - UNIVALI, MARIELE MACIEL DA SILVA - UNIVALI, GABRIELA THOMÉ DA CRUZ DE OLIVEIRA - UNIVALI, QUÉZIA MELDOLA PRADO - UNIVALI, EMANUELLA SIMAS - UNIVALI, SIMONE PEDROZO VIANA - UNIVALI, THAÍS FAVERO ALVES - UNIVALI, MARA LUCIA PAMPLONA - UNIVALI
Período de Realização Teve início em 2016/1 findando em 2018/1, na Universidade do Vale do Itajaí.
Objeto da Experiência O PET-Saúde/GraduaSUS é uma política governamental viabilizada pelo Ministério da Saúde, que baseia-se no eixo educação e formação em saúde.
Objetivos Integrar os acadêmicos, através do Projeto PETGRADUASUS, no serviço público com base no eixo ensino-serviço-comunidade e relatar a experiência vivenciada, colaborando com a formação de profissionais da saúde pautada na integralidade, humanização do cuidado e fortalecimento da comunidade.
Metodologia Participam acadêmicos e docentes dos períodos iniciais dos cursos da área da saúde e profissionais da rede municipal de saúde de Itajaí-SC. O GraduaSUS está incluído na matriz curricular, articulado com matérias pré-selecionadas. Os acadêmicos são inseridos no serviço por meio de duas inserções semestrais, realizadas nas Redes de Atenção à Saúde. Nas inserções o preceptor (profissional da rede), contextualiza na prática as ementas trabalhadas pelo professor, emergindo o aluno a realidade do SUS.
Resultados Atualmente participam do projeto 1.400 acadêmicos, 34 professores, 18 preceptores, 6 tutores, 6 bolsistas. Os alunos são recebidos pelos preceptores em 14 cenários de prática, incluindo unidades básicas de saúde e serviços de urgência e emergência. Foram realizados 4 seminários PETGraduaSUS, com apresentações dos relatos de experiências, com publicações em anais. O projeto ficou em 1º lugar no “Concurso de Experiências Significativas em Promoción de la Salud en la Región de las Américas” da OMS.
Análise Crítica Percebe-se que a realidade vivenciada nos serviços de saúde, desde os primeiros períodos, possibilita maior conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde e instiga o aluno a ampliar sua percepção sobre saúde, bem como estimula um olhar crítico e reflexivo sobre a sociedade. Este projeto proporciona aos acadêmicos vivências multiprofissionais durante a graduação contribuindo para um olhar holístico e humanizado na suas práticas profissionais.
Conclusões e/ou Recomendações A vivência busca a transformação do modelo tradicional, baseado na concepção biológica, para uma aprendizagem mais assistencial e humanizada. O avanço na construção do conhecimento vem se consolidando, da análise reflexiva, fortalecendo o ensino num processo de troca de experiências. Acredita-se que o projeto tem cumprido o desafio de mobilizar novos olhares para a construção do SUS, na construção de uma práxis profissional transformadora.
|