28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13y - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 25  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26210 - ANÁLISE E PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ. MÔNICA FERONI DE CARVALHO - UFRJ E PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ, PATRÍCIA BERALDI SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ, ANA CAROLINA GAUDARD E SILVA DE PAULA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ, ANDREA GONÇALVES DA SILVA - UFRJ E PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ, FERNANDA DA SILVA DOS SANTOS COSTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ, ISABELA DE ATAYDE PACHECO CORDEIRO - UFRJ E PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ, MAYCON VERDAN SODRÉ - PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ, NILTON COSTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ, MARIA PAULA CERQUEIRA GOMES - UFRJ, CAMILLA MEDEIROS MACEDO DA ROCHA - UFRJ E UERJ
					
  
					Período de Realização Relato da experiência de construção/execução de projeto aplicativo (PA) entre março e novembro/2017.
  
 	Objeto da Experiência Contexto real da integração/articulação entre os envolvidos na formação em saúde em Macaé: universidade, gestão municipal, discentes e preceptores.
  
 	Objetivos Analisar o contexto da integração ensino-serviço no município de Macaé/RJ e estimular sua concretização por meio da comunicação efetiva entre as instituições acadêmicas de formação em saúde, a rede municipal de assistência à saúde na Atenção Básica (AB) e a comunidade.
  
 	Metodologia Projeto elaborado por especializandos do Curso de Preceptoria no Sistema Único de Saúde (PSUS, parceria entre Ministério da Saúde-MS e Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês-IEPHSL), utilizando fundamentos do planejamento estratégico situacional, matriz decisória e árvore explicativa para identificar, priorizar e delinear ações de intervenção no macroproblema “Desarticulação Ensino-Serviço” (e seus nós críticos), relacionados aos desafios enfrentados na prática da preceptoria.
  
 	Resultados Realização de encontros entre as instituições para análise situacional e identificação de problemas relacionados aos campos práticos dos cursos de saúde da UFRJ, produzindo mapeamento e sistematização de seu uso. Com a melhor compreensão dos atores envolvidos sobre a dinâmica dos serviços e demandas acadêmicas, houve melhoria da distribuição e ampliação das atividades discentes, com redução da sobreposição de diferentes cursos nos cenários de prática e otimização do funcionamento dos serviços.
  
 	Análise Crítica O PA buscou identificar as potencialidades e desafios vivenciados por docentes, profissionais de saúde, gestores e discentes na perspectiva da melhoria da integração ensino-serviço e, consequentemente, da formação de profissionais competentes e comprometidos com o cuidado, que desenvolvam trabalho interdisciplinar, articulando os diversos saberes e permitindo o diálogo aberto com diferentes profissionais que atuam na atenção à saúde.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A integração ensino-serviço muitas vezes considera apenas interesses das universidades, comprometendo sua concretização. Sua articulação pressupõe ações entre gestores, docentes, alunos e trabalhadores dos serviços, sendo o diálogo a base para fortalecer parcerias. A vivência universitária na rede assistencial é fundamental para o desenvolvimento de competências necessárias à promoção da qualidade no cuidado e na formação profissional para o SUS.
					 |