28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13y - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 25  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26684 - DESAFIOS E AVANÇOS METODOLÓGICOS DA GESTÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA COM CONCENTRAÇÃO EM GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EDUARDO LUIZ ANDRADE MOTA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - ISC/UFBA, JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARÃES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB/CJA, ADROALDO DE JESUS BELENS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - ISC/UFBA, LITZA ANDRADE CUNHA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - ISC/UFBA, BÁRBARA TEIXEIRA PEREIRA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - ISC/UFBA
					
  
					Período de Realização Início 03/11/2014, término em 21/04/2017 
  
 	Objeto da Experiência Gestão do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com Área de Concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, com ênfase em Serviços de Hemoterapia.
  
 	Objetivos Refletir sobre a experiência da gestão no Curso de Especialização em Saúde Coletiva e as estratégias pedagógicas utilizadas que contribuíram para incrementar a capacidade técnico-gerencial dos profissionais em serviços de saúde, na modalidade EAD, através do Moodle/UFBA. 
  
 	Metodologia Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza descritiva e abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa documental se deu a partir de diferentes instrumentos de gestão, como o Projeto Político Pedagógico, os Manuais do estudante e tutor; e os relatórios gerenciais do curso. Com o fim de complementar essas informações também foram utilizadas informações constantes no Ambiente Virtual do Curso (moodle da UFBA).
  
 
  
 	Resultados Do total de 440 alunos, 53  formalizaram desistência. Do conjunto de 387 discentes, 240 (62,0%) concluíram o Curso. Formalizaram a desistência, 25 (47,2%) desistiram por problemas particulares/motivos pessoais; 06 (11,3%) r problemas de saúde; 3 (5,7%) dificuldades para realização das atividades; 1 alegou mudança de trabalho; 2 assumiram novo cargo; 1 (1,9%) relatou decepção com o trabalho. Sem motivo explícito, 3 (5,7%); 4 motivação acadêmica; 2 estavam em fase de elaboração da dissertação e 1 por óbito.
  
 	Análise Crítica O processo de avaliação do curso foi contínuo ao longo das unidades de aprendizagem. A frequência dos educandos ao ambiente virtual foi registrada e acompanhada. Atribuíram-se notas ao cumprimento das tarefas e à participação nas atividades propostas, em cada unidade curricular, de acordo com as normas da UFBA. Os educandos tiveram oportunidades para superar suas dificuldades de aprendizagem ao longo do curso e expressaram essa superação na prova de avaliação final e no TCC.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Os dispositivos pedagógicos contribuíram para que o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias da informação e comunicação, fosse mais atrativo.  O número de TCC na modalidade de intervenção, voltados para a política e gestão de hemoderivados e serviços correlatos, demonstra o empenho na melhoria de qualidade de acesso e da atenção à população que necessita de cuidados em saúde nessa área específica do SUS.
					 |