28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13y - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 25 |
27900 - A INSERÇÃO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: POSSÍVEIS IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DOS ESTUDANTES. DAVID RAMOS DA SILVA RIOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARIA CONSTANTINA CAPUTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Período de Realização A atividade foi realizada em sete diferentes assentamentos, na Bahia, entre os anos de 2015 e 2017
Objeto da Experiência Impactos das ações extensionistas de promoção da saúde, inseridas nos cursos de graduação, na formação profissional e pessoal dos estudantes.
Objetivos Analisar a experiência inovadora do “Programa Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”, realizado pela UFBA em parceria com a UFS, financiado pelo Ministério da Educação do Brasil, e dos impactos de sua metodologia na formação pessoal e profissional dos discentes participantes.
Metodologia Utilizou-se a pesquisa-ação como metodologia de trabalho. Um grupo de 25 estudantes, de diferentes cursos de graduação, realizou um conjunto de ações de promoção da saúde embasadas na seguinte tríade: dialogo entre o conhecimento científico e popular; busca por políticas públicas que possam melhorar as condições de saúde das comunidades participantes; interação de saberes de diferentes áreas do conhecimento – saúde, humanidades, artes, ciências e tecnologias.
Resultados A participação dos discentes em uma atividade deste tipo favoreceu o desenvolvimento de uma gama de competências inerentes ao trabalho em saúde: trabalho em equipe, valorização das diferentes formas de saber, empatia, escuta qualificada, análise ampliada dos problemas de saúde. Para além dos impactos na vida profissional os discentes destacam modificações subjetivas: reorientação de suas visões acerca dos movimentos sociais, visão mais crítica acerca da realidade.
Análise Crítica O campo da saúde requer profissionais críticos e que estejam em consonância com as demandas sociais e a realidade na qual estão inseridos, logo a possibilidade de interagir com diferentes comunidades, ao longo da graduação, é certamente de suma relevância. Ademais, é necessário compreender que as demandas do setor saúde perpassam outras áreas do saber, o que requer, portanto, uma interação dialógica com outros campos.
Conclusões e/ou Recomendações È fundamental a inserção de atividades em comunidade no currículo das diferentes graduações. No caso específico da saúde, tal inserção deve extrapolar as ações puramente assistenciais, possibilitando a análise ampliada das condições de vida da população. Ademais, se faz necessária a construção de espaços que favoreçam as trocas, seja entre as diferentes graduações universitárias, ou a universidade e a sociedade.
|