28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13y - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 25 |
27926 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA NO ÂMBITO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PAULA SILVA FIGUEIREDO - UFRJ - MACAÉ, VIVIAN DE OLIVEIRA SOUSA CORRÊA - UFRJ - MACAÉ, KELLY PIRES AGUIAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO D MACAÉ/RJ, SILVIA PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ALEXANDRA DA SILVA ANASTÁCIO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Período de Realização Atividade realizada em uma escola inserida no Programa Saúde na Escola durante duas semanas.
Objeto da Experiência Promoção da saúde auditiva no âmbito do Programa Saúde na Escola
Objetivos Avaliar as atividades de promoção do cuidado da audição e dos outros sentidos realizadas com crianças da educação infantil em uma escola de da rede pública de um município do estado do Rio de Janeiro inserida no Programa Saúde na Escola.
Metodologia A atividade intitulada “Os cinco sentidos e os cuidados com a audição” teve como concepção pedagógica A Educação Popular em Saúde, como técnica a roda de conversa e a dramatização e, como recursos cotonete gigante, orelha grande de silicone e um mascote chamado Huguinho. Esta prática foi dividida cinco em momentos: chamada para a ação, apresentação da equipe, uso do mascote para a aprendizagem dos sentidos destacando o cuidado da audição e avaliação da mesma.
Resultados O planejamento da ação foi realizado por graduandos, direção da escola, professores de uma universidade pública e profissionais de saúde do Programa Saúde na Escola inseridos em um programa de extensão em saúde escolar. Participaram da atividade educativa 124 crianças de 2 a 6 anos e, como educadores graduandos e profissionais da saúde. A atividade foi pautada em exemplos de atividades diárias dos educandos nas quais se necessita dos órgãos do sentido e o cuidado com a saúde auditiva.
Análise Crítica O tema escolhido, os cinco sentidos e o cuidado com a saúde adutiva é pouco explorado nas ações de promoção à saúde realizadas no âmbito escolar. Assim, este tema se revelou um desafio para a equipe de educadores e ressaltou-se também, a importância da capacitação do profissional neste campo e também como estimular a construção do conhecimento a partir do saber dos escolares.
Conclusões e/ou Recomendações A escolha pela ludicidade foi importante para o estabelecimento do vínculo entre a criança e a equipe, e também com o tema. Destaca-se que o processo de escuta é fundamental para a aprendizagem e comunicação do educando com o meio que o cerca e por isso, necessita-se de atividades de cuidado e diagnóstico da saúde auditiva de forma rotineira.
|