Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13aa - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 27

22031 - A PERCEPÇÃO DO DOCENTE DE ENFERMAGEM SOBRE AS AÇÕES INTEGRATIVAS E PRÁTICA INTERPROFISSIONAL NA SAÚDE.
JOHN VICTOR DOS SANTOS SILVA - UNCISAL, MARA CRISTINA RIBEIRO - UNCISAL


Apresentação/Introdução
O panorama do Sistema Único de Saúde vem passando por grandes mudanças em sua organização. Para atender essas novas demandas, é preciso pensar na formação de profissionais que possam refletir sobre a construção do saber de forma coletiva, analisando a assistência do cuidado numa perspectiva integral e promovendo ações que sejam planejadas tendo como base as reais necessidades dos indivíduos.


Objetivos
Conhecer a percepção do docente de enfermagem sobre as ações integrativas em saúde e atuação interprofissional.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, caracterizado como estudo exploratório. Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 9 docentes do curso de enfermagem de uma Universidade pública do nordeste, por conveniência. O número de sujeitos seguiu os critérios de amostragem em pesquisa qualitativa, determinado pelo critério de saturação. Todas as entrevistas e o material produzido foram transcritos na íntegra e analisados à luz da técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Categorial.


Resultados
A partir das análises feitas das entrevistas dos docentes, foram encontradas as seguintes temáticas nas falas dos docentes: ensino integrado em saúde - relacionado à percepção do docente sobre essa modalidade de ensino; desafios na integração curricular - que são os principais impasses e limitações na implementação; caminhos para a integração e o trabalho interprofissional - que são as atividades extra sala de aula que os docentes realizam com estudantes de diversos cursos.


Conclusões/Considerações
Os docentes, ao analisarem as dificuldades encontradas na integração do currículo, das práticas e da formação em saúde, indicam que estas também são institucionais e, portanto, para que seja efetivada é preciso articular esforços entre a gestão universitária, no sentido de propor espaços de diálogos e práticas integrativas e a aplicação dos docentes no sentido de criarem possibilidades e potencialidades para a superação desses desafios.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360