Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13aa - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 27

24209 - EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA GRADUAÇÃO
FILIPE DA SILVA VELOZO - UFF, MÔNICA TEREZA MACHADO MASCARENHAS - UFF, FABÍOLA GIORDANI - UFF


Apresentação/Introdução
As primeiras instituições destinadas à formação em Educação Física (E.F.) estavam fortemente vinculadas às forças armadas. A priorização do conhecimento esportivo, tecnicista e biológico na formação em E.F. alcançam novas diretrizes com a consolidação da E.F. enquanto ciências da saúde, provocando a reorganização curricular e inclusão de disciplinas na graduação, como a Saúde Coletiva


Objetivos
Caracterizar a disciplina Saúde Coletiva nos cursos de graduação em Educação Física na modalidade presencial no município do Rio de Janeiro. 2) Analisar a presença de disciplinas que abordem conteúdos relativos à Saúde Coletiva


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal de caráter explicativo. Para a seleção das instituições foi consultado o site do Ministério da Educação (http://emec.mec.gov.br/) para identificar as instituições cadastradas. Selecionou-se para a seguinte pesquisa, graduações de Licenciatura, Bacharelado e Licenciatura plena em Educação Física na modalidade presencial em instituições públicas ou privadas do município do Rio de Janeiro. A posteriori, adquire-se a matriz ou grade de disciplinas obrigatórias por meio dos sites das respectivas instituições ou por e-mail após requerimento


Resultados
Das 29 instituições selecionadas, 4 foram excluídas da presente pesquisa por não disponibilizarem no site ou via e-mail sua matriz ou grade curricular obrigatória. 21 instituições são particulares, destas, 6 possuem disciplinas que abordam conteúdos relacionados à Saúde Coletiva. Das 4 instituições públicas, nenhuma possui disciplina em sua grade de disciplinas obrigatórias relacionadas à Saúde Coletiva. Contudo, 28,57% das graduações em Educação Física possuem disciplinas relacionadas


Conclusões/Considerações
A inserção recente da Educação Física no desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, reabilitação da saúde entre outras, por meio de pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação, potencializa a necessidade da inserção de disciplinas relacionadas à Saúde Coletiva na graduação, pois o Educador Físico, é um profissional da saúde com inserção no SUS, entretanto, menos de 30% das graduações ampliam a formação à esse novo horizonte

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